Meninos tailandeses resgatados de caverna aparecem em primeira foto no hospital


O primeiro vídeo dos 12 meninos tailandeses resgatados de uma caverna inundada depois de 17 dias foi divulgado nesta quarta-feira, mostrando-os sorrindo e acenando de suas camas no hospital. Eles parecem em bom estado de saúde depois de uma provação que cativou o mundo.

Os últimos integrantes do time de futebol de adolescentes "Javalis Selvagens" e seu treinador foram retirados da caverna Tham Luang, perto da fronteira com Mianmar, na terça-feira, encerrando com segurança um resgate perigoso e levando alívio e alegria a pessoas no mundo todo.

Pais dos meninos tailandeses que ficaram presos em caverna veem os filhos por janelas Foto: AFP

O chefe da missão de resgate, Narongsak Osottanakorn, disse em entrevista coletiva que os meninos estavam apenas sendo crianças quando se perderam, e que ninguém era culpado.

— Não vemos os meninos como culpados ou como heróis. Eles são crianças sendo crianças, foi um acidente — disse Narongsak.

Um vídeo dos meninos no hospital foi exibido na entrevista coletiva. Alguns dos meninos, usando máscaras cirúrgicas, estavam deitados em suas camas. Outros se sentaram e fizeram o "sinal de paz" para a câmera.

Nenhum dos meninos falou no vídeo mostrado na coletiva de imprensa.

Meninos tailandeses se recuperam em hospital Foto: AFP

Os 12 meninos e seu técnico perderam em média dois quilos cada durante os 17 dias de isolamento, mas, de forma geral, estão em bom estado de saúde e não mostraram sinais de estresse, de acordo com uma autoridade de saúde do alto escalão tailandês.

Eles depois foram levados de helicóptero a um hospital a cerca de 70 quilômetros de distância e colocados em quarentena ao lado de seus colegas.

— Por nossa avaliação, estão em bom estado e não exibem estresse. As crianças foram bem cuidadas na caverna. A maioria dos meninos perdeu em média dois quilos — disse Thongchai Lertwilairattanapong, inspetor do departamento de saúde tailandês, aos jornalistas.

Os pais dos primeiros quatro garotos libertados no domingo puderam visitá-los, mas tiveram que usar roupas protetoras e ficar a dois metros de distância por precaução.

Thongchai disse que um menino do último grupo resgatado na terça-feira tem uma infecção pulmonar e que todos receberam vacinas contra raiva e tétano.

Meninos tailandeses se recuperam em hospital Foto: AFP

O primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha pediu nesta quarta-feira que se dê tempo e espaço para os meninos se recuperarem.

— O importante é... espaço pessoal. Temos que monitorar isso para os meninos porque o sistema imunológico deles ainda está fraco — disse Prayuth aos repórteres. — A melhor maneira é não aborrecê-los e deixá-los estudar.

O grupo se aventurou no vasto complexo de cavernas da província de Chiang Rai, no norte tailandês, depois de um treino em 23 de junho e ficou preso porque uma chuva sazonal intensa inundou os túneis. Eles ficaram perdidos durante nove dias, e foram descobertos por mergulhadores britânicos no dia 2 de julho.

Foi preciso ensinar os garotos, alguns de apenas 11 anos e que não sabiam nadar muito bem, a mergulhar por passagem estreitas e submersas. Essa missão foi um desafio monumental, e um ex-membro da unidade de elite da Marinha tailandesa morreu durante uma missão na caverna na última sexta-feira.

Nenhum comentário