PARLAMENTARES RECEBEM REPRESENTANTES DOS PROFESSORES, IDOSOS E PARTEIRAS


A greve dos professores da rede estadual de ensino foi destaque durante a Sessão Plenária realizada na manhã desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os representantes dos profissionais da educação tiveram uma Cessão de Tempo, autorizada pelo presidente Josué Neto (PSD). Porém, outros temas também foram tratados, com Cessões de Tempo para as parteiras tradicionais e o Conselho Estadual do Idoso.
No Pequeno Expediente, que marcou a abertura dos trabalhos, o deputado Serafim Corrêa (PSB) criticou as ações do ministro da Fazenda Paulo Guedes, que repetidamente tenta retirar o direito do Amazonas de gerar crédito de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresa de outros Estados que compram produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM). Para o deputado, as ações do ministro Guedes colocam em risco o futuro do modelo ZFM.
A deputada Dra. Mayara (PP) utilizou a tribuna e falou sobre números do câncer de colo de útero, que segundo a parlamentar, é o mais comum no Estado. Dra. Mayara apresentou dados que ela já levou ao governador Wilson Lima (PSC). Esse levantamento mostra que, somados, os casos de câncer de mama e de colo de útero representam mais de 50% das mortes por essa enfermidade.
Em seguida o presidente Josué Neto (PSD), atendendo requerimento do deputado Fausto Júnior (PV), anunciou Cessão de Tempo ao vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI), Jorge Wagner Rego Lopes. O representante do CEI se posicionou contrário à decisão do Governo Federal em extinguir diversos órgãos responsáveis por políticas públicas importantes, como Conselho Nacional de Pessoa com Deficiência, Conselho Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e o próprio CEI, por exemplo.
A luta pela valorização das práticas tradicionais e populares das parteiras foi exposta pela presidente da Associação das Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas (APTAM), Tabita dos Santos Moraes, que falou em Cessão de tempo solicitada pelo deputado Carlinhos Bessa (PV).
A terceira Cessão de Tempo do dia foi para a professora Ana Cristina Rodrigues, presidente do Sindicado dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam). A professora disse que a greve dos professores, que se estende ha 16 dias, é pelo respeito aos trabalhadores da educação. Destacou as falhas no sistema de ensino estadual, com salas de aula superlotadas, escolas sem manutenção predial, sem água ou sistema de energia elétrica seguros.
O professor Cléber Ferreira, que também se pronunciou, agradeceu a disponibilidade dos parlamentares em receber os professores e permitirem que os profissionais expusessem suas reivindicações no Plenário. Ferreira lembrou que a Aleam sempre esteve sensível ao tema, buscando auxiliar nas conversas com o Executivo Estadual em prol de uma solução satisfatória.
Após a manifestação dos representantes dos professores, os deputados Dermilson Chagas, Ricardo Nicolau (PSD), Serafim Corrêa e Dr. Gomes se pronunciaram e solicitaram maiores informações dos educadores sobre o valor do salário e benefícios de alimentação e saúde que estão em vigor.
O deputado Dermilson questionou ainda a ausência do governador Wilson Lima nas reuniões do governo com os professores. Já o deputado Serafim Corrêa disse ser preciso respeitar o direito de greve dos profissionais, e que isso faz parte do processo democrático. Todos os parlamentares afirmaram ser preciso construir um diálogo para que se chegue ao consenso e solução do impasse, e ratificaram o apoio e comprometimento do Parlamento com o tema.

Nenhum comentário