FUAM DÁ INÍCIO À DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO



A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) deu início, na última quinta-feira (27/06), ao processo de dispensação do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), anteriormente denominado “medicamento excepcional” ou de “alto custo”. Antes, a dispensação desses medicamentos à população era realizada apenas pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

Segundo o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas, com o novo serviço, o paciente atendido na Fundação não precisará se deslocar até à Cema, facilitando o acesso ao medicamento. “A Farmácia da Fuam atendeu o primeiro paciente que fará uso do Ceaf, o que significa dizer que nossos usuários já começam a ser beneficiados diretamente com o recebimento dos medicamentos de alto custo sem precisar se deslocar até à Central de Medicamentos”.

Para a subgerente de Farmácia da Fuam, Isabele Carlos, além de facilitar o acesso do paciente ao medicamento, a descentralização garante ainda outras vantagens. “Há inúmeras vantagens para o paciente, pois se diminui o itinerário terapêutico. Além disso, caso haja alguma intercorrência na documentação necessária para a primeira solicitação de medicamentos, o usuário terá mais rapidamente a resolução do problema, devido à proximidade física. Também podemos mais facilmente dar assistência ao paciente, por meio do acompanhamento farmacoterapêutico, notificando possíveis reações adversas, dentre outros”.

O atendimento realizado na última quinta-feira foi o início do serviço que deve ser colocado à disposição dos pacientes do Alfredo da Matta, de forma integral, ainda no início do segundo semestre deste ano.

Etapas - De acordo com a coordenadora da implantação do Ceaf na Fuam, Eliene Canto, as próximas etapas consistem na reorganização e reestruturação da Farmácia, adequando estrutura física, equipamentos e recursos humanos para a nova demanda. “Demos início com a estrutura atual, mas estamos com um projeto em andamento de reestruturação da Farmácia, onde serão contemplados mais consultórios para o atendimento farmacêutico e reestruturação da sala para administração de imunobiológicos. Também teremos, no mês de julho, um treinamento promovido pela equipe da Cema a todos os colaboradores da Fuam que estão envolvidos diretamente com todo o processo que envolve a prescrição e dispensação dos medicamentos do Ceaf”.

Pactuação - Outro passo importante da fase de implantação do serviço foi a pactuação dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) referentes a doenças como hepatites, glaucoma, ictiose, psoríase, artrite psoriática, lúpus, acne e dor crônica, enfermidades para as quais haverá dispensação de medicamentos do Ceaf realizada pela Farmácia da Fuam. Esta pactuação é importante para que o processo de solicitação dos medicamentos seja realizado de maneira correta.

Economia - A descentralização da dispensação do Ceaf é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), através da Cema, que visa facilitar o acesso do paciente ao medicamento, tendo ainda como benefício gerar economia para Estado e instituições que antes utilizavam recursos próprios para a compra de medicamentos que são disponibilizados pelos governos federal e estadual.

A Fundação Alfredo da Matta é a primeira unidade de saúde estadual a aderir à descentralização que garante um atendimento mais humanizado e próximo do usuário do SUS. “A implantação do serviço só agrega importância e valor técnico e assistencial à Fuam, reforçando nosso compromisso com nossos usuários”, explica o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas. “Parabenizo a todos os envolvidos nesta ação, pelo compromisso na implantação desse serviço na Fuam”, finaliza.

Nenhum comentário