SESSÃO ESPECIAL NA ASSEMBLEIA DESTACA OS DEZ ANOS DO BOLSA UNIVERSIDADE



DEP TEREZINHA RUIZ, UMA DAS QUATRO DEPUTADAS DA ASSEMBLEIA
O Programa Bolsa Universidade da Prefeitura Municipal de Manaus ganhou destaque hoje (8) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em sessão especial, alusiva aos 10 anos de atuação do programa, que promove a inclusão socioeducacional, proporcionando o acesso dos alunos de baixa renda ao ensino superior. A iniciativa partiu da deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), presidente da Comissão de Educação. 

Saudando os participantes da sessão especial, a deputada Therezinha Ruiz ressaltou o significativo alcance social do Programa Bolsa Universidade, que nesses 10 anos inscreveu mais de 500 mil candidatos, e em 2018 ofereceu 28.329 bolsas de estudo.
MARIA STELA CYRINO, DIRETORA DA ESCOLA DE SERVIÇOS PÚBLICOS 
Trata-se de um programa que abre oportunidade para aqueles jovens de famílias pobres que não possuem condições financeiras para arcar com o custeio de um curso superior, e podem ter uma perspectiva de futuro melhor”, destacou a deputada.

Nas palavras da diretora geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI), professora Maria Stela Cyrino, o Bolsa Universidade é uma política pública exitosa de inclusão social, que ao longo dos anos vem possibilitando o ingresso das pessoas menos favorecidas à universidade.

O programa, segundo Maria Stela Cyrino, tende a se expandir na formação de mão de obra qualificada em Manaus, e vem aperfeiçoando o seu sistema de ingresso dos alunos, por meio de critérios de transparência e segurança, com rígido controle para evitar problemas nas inscrições.

Também procuramos atuar com lisura na prestação de contas, por se tratar de um programa baseado na renúncia fiscal, ou seja, o município deixa de arrecadar para investir em educação“, explicou.

O Bolsa Universidade oferece subsídio integral e parcial em cursos de graduação no modo presencial, com a parceria de 15 instituições privadas de ensino superior credenciadas junto ao programa. 

Durante a sessão receberam placas de reconhecimento pela dedicação e atuação destacada no programa, a professora Maria Stela Cyrino e representantes da Ulbra, Fucapi, Fametro, Nilton Lins, Martha Falcão, La Salle, Uninorte, Materdei e Estácio de Sá 

Participaram da homenagem, a secretária municipal da Mulher, Conceição Sampaio, o secretário municipal de Administração, Lucas Cesar Bandiera e o representante da Seduc, Lucas Machado Gontijo.



Nenhum comentário