últimas

ALEAM APROVA PROJETO QUE DETERMINA PESO MÁXIMO TRANSPORTADO POR ALUNOS

Foto: Divulgação 


Durante Sessão plenária desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Amazonas,  foi aprovado o Projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP), o qual dispõe do peso máximo do material escolar, transportado por alunos das redes pública e privada de ensino. 

“Segundo o nosso PL, o peso não poderá ultrapassar a massa corpórea do estudante em 5% quando for do ensino infantil e 10%, no que diz respeito aos ensinos fundamental e médio.  Caso o material escolar exceda o limite, a instituição deve oferecer armários gratuitos aos alunos”, explicou a deputada

Ainda de acordo com a parlamentar, existem vários estudos nesse sentido  em que muitos ortopedistas defendem o respeito a esse limite, no intuito de evitar problemas. Esse excesso de peso nas mochilas pode trazer consequências irreversíveis em longo prazo às crianças e adolescentes como escoliose idiopática infantil, que mesmo sendo congênita pode ser agravada por estes maus hábitos, cifose, artrose precoce e má postura.

“O projeto tem como principal objetivo prevenir as deformidades na coluna vertebral, reduzir os riscos de problemas posturais permanentes, melhorando a qualidade de vida dos pequenos, jovens e adultos”, ressaltou Mayara Pinheiro.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 85% das pessoas têm, tiveram ou terão um dia dores nas costas provocadas por problemas de coluna. Essas doenças são relacionadas com o transporte excessivo de carga na mochila e podem ser evitadas na infância, quando a criança está em crescimento e com a massa óssea em formação.

Nenhum comentário