ATO CONTRA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA SERÁ REALIZADO NO LARGO SÃO SEBASTIÃO


Com o objetivo de conscientizar à sociedade civil será realizado nesta quarta-feira (30) um ato de conscientização e combate à violência obstétrica no Largo São Sebastião, Centro de Manaus, a partir das 18h.  A atende ao cumprimento da Lei de autoria da deputada estadual Joana Darc (PL), que entrou em vigor em 26 de julho deste ano, que institui a Caminhada ao
combate à Violência Obstétrica no Estado do Amazonas.

O “Ato por Respeito #ViolênciaObstétrica”, de iniciativa da deputada Joana Darc, deverá levar à população mais conhecimento sobre o assunto com o intuito de fomentar a discussão da temática na sociedade.

Uma pesquisa divulgada no site da ONG Artemis, que trata de violência doméstica e obstétrica, realizada pela Fundação Fundação Perseu Abramo, informou que  cerca de  25% (vinte e cinco por cento) das grávidas no Brasil, já sofreram algum tipo de violência durante a gestação, em consultas pré-natais ou no parto. Tais agressões, praticadas por profissionais de saúde, vão de repreensões, humilhações e gritos à recusa de alívio da dor (apesar de medicamentos indicado), realização de exames dolorosos e contraindicados, passando por
xingamentos grosseiros com viés discriminatório quanto à classe social ou cor da pele. Atualmente, a violência obstétrica ganhou mais visibilidade em decorrência das inúmeras denúncias veiculadas nas mídias e processos judiciais.

A preocupação da parlamentar acerca do tema  vem desde de seu primeiro mandato, quando ainda vereadora, também propôs o debate ao tema na Câmara Municipal de Manaus e propôs a lei em âmbito Municipal, trabalho este que foi dado continuidade pela vereadora Mirtes Sales, e sancionada na capital na tarde desta terça-feira (29).

O evento contará com a participação do grupo de mulheres da Associação Humaniza, entidade sem fins lucrativos, que busca a promoção da autonomia da mulher, defendendo seus direitos constituídos e a efetivação dos mesmos, e bastante atuante no que diz respeito a violência Obstétrica.



Serviço:

O que: Ato Por Respeito #ViolênciaObstétrica

Data: 30 de Outubro

Horário: A partir das 18h

Local: Largo São Sebastião, Centro de Manaus.

Nenhum comentário