ALEAM REALIZA NOVA EDIÇÃO DO PROGRAMA DOADOR LEGAL


Para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado dia 25 de novembro, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Assistência Social, iniciou nesta terça-feira (26) mais uma edição do Programa Doador Legal, que tem o objetivo de contribuir com os estoques de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A campanha acontece nos dias 26 e 27, no horário de 8h às 17h, no estacionamento da Aleam.

Com a meta de coletar pelo menos 130 bolsas de sangue nesses dois dias de evento, superando assim a marca de 118 bolsas coletadas na última edição do Doador Legal, realizada no mês de maio, a diretora de Assistência Social, Eliane Ferreira, disse que novembro é um mês que normalmente precede um período de estoques baixos no banco de sangue do Hemoam. “Nossa missão é conscientizar a população da importância desse ato de doar sangue. Uma única bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas”, disse.

A diretora disse que a equipe de assistência social está há cerca de dois meses mobilizando os servidores que já são doadores, porém, o diferencial desta edição do programa é que o público externo também poderá participar para doar sangue. As inovações não param por aí, já que também são oferecidos aos doadores cuidados com a beleza, como corte de cabelo, esmaltação de unhas, massagem e desing de sobrancelha; além da realização de Feira de Produtos Artesanais, no mesmo espaço e horários, com a participação de cerca de 50 artesãos que oferecem produtos natalinos.

“Com a experiência de outras edições, percebemos que o doador leva de 30 a 40 minutos entre o processo de entrevista até a coleta efetivamente, então buscamos agregar esses serviços para ocupar esse tempo de espera e motivar o doador”, explicou Ferreira.

Eleonora de Alencar Alves, gerente de Coleta Externa do Hemoam, disse que a parceria com a Aleam é de extremo valor, especialmente nesse período que se aproxima das festas de fim de ano, onde a coleta de sangue sofre uma queda sensível. “O Hemoam pretende estocar pelo menos mil bolsas de sangue para o período natalino”, informou, dizendo ainda que “ações como essa da Assembleia Legislativa certamente contribuem demasiadamente para formarmos nosso estoque ideal, para que nenhuma vida venha a ser perdida por falta de sangue nesse período”.

O servidor André Oliveira começou a doar sangue através do programa, e hoje participou pela segunda vez. “Nunca tinha doado, mas a equipe me passou as informações, mostrou que é algo simples, que não faz mal para quem doa, pelo contrário, permite que possamos ajudar a salvar vidas” disse. Já a pastora Tatiane da Silva Souza, moradora do bairro do Zumbi, localizado na Zona Leste de Manaus, não é servidora, mas esteve na Assembleia Legislativa para participar, juntamente com alguns fiéis da sua congregação religiosa. “Nesses dois dias traremos cerca de 40 pessoas para possível doação de sangue, porque nossa intenção é ajudar e nos tornarmos ferramenta multiplicadora dessa ação”, explicou.



Programa Doador Legal

Tendo iniciado como um projeto, o “Doador Legal”, no ano de 2019, foi transformado em um programa permanente da Casa e, desta maneira, entrou para o calendário oficial de ações do Parlamento Estadual no ano de 2020.

O presidente da Aleam, Josué Neto (PSD), disse que o Poder Legislativo entende seu papel na promoção de ações e campanhas de incentivo e conscientização à doação, por isso sempre apoia toda e qualquer movimento que possa contribuir para a doação de sangue.

“Todos nós sabemos das dificuldades de manter o banco de sangue com estoque normal, principalmente em datas festivas. É comum vermos o banco de sangue do Hemoam em níveis abaixo do normal, e por isso a Aleam mobiliza seus servidores e a população para suprir essa demanda”, disse.

O presidente inclusive é o autor da Lei nº 4.868/2019, que instituiu o “Junho Vermelho”. A lei inclui o “Junho vermelho” no calendário de campanhas, datas e eventos oficiais do Estado e determina a realização de ações de conscientização e informação da necessidade de doar sangue para manutenção do estoque do Hemoam.



Via Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário