SEAP REALIZA NOVA FASE DA OPERAÇÃO ‘TORNOZELEIRA’, EM MANAUS

(Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, neste sábado (28) mais uma fase da operação ‘Tornozeleira’, em Manaus. Esta foi a terceira ação realizada pelo órgão em 2019. O objetivo é fiscalizar os apenados, monitorados com o dispositivo eletrônico. Segundo a polícia, mais da metade não foi encontrada no endereço cadastrado.
Quinze equipes formadas por policiais militares saíram às ruas para fazer 150 visitas em bairros da zona leste da cidade. Os alvos da ação foram os apenados do regime semiaberto estadual e federal, que possuem liberdade provisória ou domiciliar. Segundo o diretor da Unidade Prisional do Semiaberto, tenente Emerson Tizatto, o objetivo da ação é verificar o fiel cumprimento das regras de monitoramento eletrônico.
Ainda segundo o Tenente, durante as visitas, as equipes analisaram o uso adequado da cinta, bem como o funcionamento do dispositivo eletrônico e do carregador. “Qualquer indício de possível fraude ou meio que o monitorado possa burlar a tornozeleira será informado para a vara de origem para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, explicou Tizatto.
Irregularidades
De acordo com a Seap, na operação deste sábado, mais da metade dos alvos não foram localizados. A direção do órgão alerta que, a utilização inadequada da tornozeleira pode acarretar na revogação do benefício da liberdade provisória ou ainda a regressão para o regime fechado.
O secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida, informou que as fiscalizações continuarão em 2020.“Vamos intensificar as operações no próximo ano para que não haja o descumprimento das regras de monitoramento”, afirmou.

Nenhum comentário