CÂMERA REGISTRA MOMENTO QUE PREFEITO É MORTO COM DOIS TIROS NO PEITO



Câmeras de monitoramento da Prefeitura de Imbuia, no Vale do Itajaí, registraram o assassinato do prefeito João Schwambach (MDB), de 59 anos, com dois tiros no peito no estacionamento da prefeitura no fim da tarde da última quarta-feira (8).  As informações são do G1.
As imagens das câmeras de segurança do prédio mostram quando o carro da pessoa que atirou chega e para ao lado da caminhonete do prefeito, no estacionamento da prefeitura. Depois, Schwanbach sai do prédio com outras pessoas e caminha até o próprio carro.
As imagens sugerem que o prefeito foi chamado pelo ocupante do outro veículo para próximo à janela do passageiro e é atingido pelos disparos. Ferido, João ainda tentar fugir, anda por poucos metros, mas ele cai logo depois ao lado da prefeitura.
Investigação
O secretário de Administração, Fazenda e Planejamento de Imbuia, Neri Fermino, que estava junto com João minutos antes do crime, não consegue entender qual teria sido a motivação.
“Foi um dia normal, o prefeito fazendo suas atividades, por volta das 17h, estava no gabinete e ele até brincou: ‘Está na hora né, Neri, a gente tá indo’. Saímos, tomamos água e saímos para o pátio. Quarenta minutos depois me ligaram que tinham achado o corpo do prefeito ao lado da prefeitura”, conta.
O suspeito do crime é um homem de 77 anos, morador da cidade. Ele foi encontrado minutos depois do crime com um tiro na cabeça, foi levado ao hospital e está internado em estado grave. A hipótese levantada pela polícia é que ele tenha tentado suicídio.
A Polícia Civil investiga o caso. “Teve autuação em flagrante pela questão do homicídio, o caminho agora é somar outras informações para saber a motivação. Parece uma motivação pessoal entre o autor e o prefeito, algum de contentamento, alguma mágoa”, disse Valério Farias.
Luto e trajetória
O município decretou três dias de luto oficial e nenhuma repartição pública abriu. No Centro da cidade há uma faixa preta. Por nota, o governo de Santa Catarina lamentou a morte e também decretou luto oficial por três dias.
“Foi uma covardia, uma tristeza, uma pessoa de bem que nem meu pai que sempre trabalhou para o bem da cidade, a família está arrasada”, afirmou um dos filhos, Valdonir Schwanbach.
João deixa esposa e seis filhos. Ele era agricultor e estava em seu primeiro mandato como prefeito. Já tinha sido vereador por dois mandatos e vice-prefeito duas vezes.
Confira o vídeo: 


Nenhum comentário