PREFEITURA DISTRIBUI 700 MUDAS PARA MORADORES DO CIDADE DE DEUS

Foto – Marcio James / Semcom

A Prefeitura de Manaus iniciou pela zona Norte a primeira distribuição itinerante de 2020 de mudas dentro do Projeto Pedágio Ambiental, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O caminhão da secretaria percorreu, na manhã desta quarta-feira, 15/1, as ruas da comunidade Braga Mendes, no bairro Cidade de Deus, distribuindo 700 mudas à população.

Este ano, atendendo orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, o projeto intensificará a doação de mudas com a finalidade de contribuir na ampliação da arborização, incluindo plantio em quintais urbanos. Além disso, o Programa Arboriza Manaus irá distribuir mudas à população, semanalmente, todos os sábados, a cada edição do programa Prefeitura Mais Presente. A primeira delas será neste sábado, 18/1, na travessa Boa Esperança, s/n, bairro Crespo, Zona Sul, na escola municipal Joaquim da Silva Pinto.

“Queremos dobrar as metas de plantio de árvores e mudas ornamentais e aumentar o índice de doação de mudas frutíferas, ornamentais e medicinais junto à população”, lembrou a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em exercício, Aldenira Queiroz, presente ao pedágio desta quarta-feira.

Em 2019, foram distribuídas 74 mil mudas de espécies frutíferas,  ornamentais e medicinais. A produção de mudas feita pelo Viveiro Municipal atende a demanda de distribuição da cidade e de plantio em áreas públicas. Neste último caso, são utilizadas mudas de árvores (florestais) e as espécies ornamentais. Desde 2016, quando o prefeito Arthur Neto lançou o Arboriza Manaus, até agora, foram plantadas em Manaus mais de 35 mil novas árvores e aproximadamente 240 mil mudas ornamentais.

No Braga Mendes, a distribuição de mudas agradou os moradores. Uma delas foi a dona de casa Bruna Lima de Castro. “Achei maravilhoso e não sabia que a prefeitura tinha essa iniciativa de doar mudas, deve ter mais e mais sempre”, afirmou ela. De passagem pela avenida Autaz Mirim, Rosimeire Barroso levou para casa mudas de pitanga e hortelã. “Vou plantar em casa e levar para a minha sogra também. A cidade precisa cada vez mais de arborização e plantando podemos melhorar o clima em nossas casas”, ressaltou.

Nenhum comentário