FORÇAS DE SEGURANÇA MATAM MILITAR QUE COMETEU MASSACRE NA TAILÂNDIA DEIXANDO MAIS DE 20 MORTOS

Policiais protegem paramédicos na entrada do shopping tailandês onde um militar se refugiou após matar 21 pessoas Foto: SOE ZEYA TUN / REUTERS
Ao menos 26 pessoas morreram após um militar tailandês abrir fogo em diversos pontos da cidade de Korat, no Nordeste do país e a 250km da capital, Bangoc. O ataque deixou 33 pessoas feridas, conforme anunciou a polícia. Ao menos dez estão em estado grave. Após um cerco de mais de 12 horas, forças de segurança anunciaram ter matado o atirador.

O agressor foi identificado como sargento Jakapanth Thomma, de 32 anos. Segundo as autoridades tailandesas, os ataques começaram por volta das 15 (horário local) em uma casa, onde o militar fez as suas duas primeiras vítimas. Logo depois, seguiu para uma base militar, onde matou seu oficial superior e deixou diversos outros feridos. Em seguida, roubou um veículo militar e seguiu para um shopping, onde também abriu fogo e se refugiou até ser morto. Algumas pessoas que estavam no prédio foram resgatadas pelos policiais.

Um policial morreu e dois ficaram feridas em uma tentativa de capturar o atirador dentro do shopping. As ruas ao redor do centro comercial foram fechadas.

Imagem de circuito interno mostra atirador dentro de shopping na Tailândia — Foto: AFP
Segundo jornais do país, a mãe do atirador foi levada até o cerco para ajudar nas negociações. Um vídeo divulgado na internet mostrou a mulher chorando e perguntando “por que ele fez isso?”, ao entrar no carro da polícia.

O porta-voz do Ministério da Defesa da Tailândia, Kongcheep Tantrawanit, afirmou não saber o que motivou os ataques:

— Não sabemos por que ele fez isso. Parece que enlouqueceu — disse.

 A mídia tailandesa também mostrou vídeos do soldado saindo de um carro em frente a um shopping, disparando uma série de tiros, o que provocou tumulto e correria.

Em uma postagem no Facebook, o ministro da Saúde, Anuntin Charnvirakul, pediu para que as pessoas doassem sangue às vítimas do ataque. Um porta-voz do primeiro-ministro da Tailândia, Prayuth Chan-ocha, expressou suas condolências a família das vítimas.

Ataque foi transmitido
Thomma usou uma metralhadora para disparar contra as vítimas. Antes , Thomma havia escrito que “a morte é inevitável para todos”. Também postou uma foto do que parecia ser uma arma em sua mão. Durante o ataque, ele publicou, nas redes sociais, fotos e vídeos vestindo uniforme e disparando na cidade. O Facebook informou que removeu a conta do atirador e que retirou do ar “qualquer conteúdo impróprio relacionado a esse ataque”.

Cenas de pânico e de pessoas fugindo apavoradas sob o barulho dos disparos da arma automática dominaram outros cantos das redes sociais também.

A mídia tailandesa mostrou vídeos do soldado saindo de um carro em frente a um shopping, disparando uma série de tiros, o que provocou tumulto e correria.

A Tailândia é um dos países com maior percentual de posse de armas do mundo, mas esse tipo de incidente, feito por militares contra civis, é muito raro.



* O Globo

Nenhum comentário