FRANÇA REGISTRA TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS ENTRE HUMANOS


Foto: Divulgação 


A França confirmou neste sábado (8) cinco novos casos de coronavírus; o total no país chega a 11.

Os novos infectados não viajaram à China e nem tiveram contato com alguém que havia estado no país, o que muda o padrão de transmissão da doença que se observou até agora.

A ministra da Saúde, Agès Buzyn, afirmou em entrevista coletiva que se trata de um "cluster", ou seja, "um agrupamento de vários casos em torno de um caso central".

"O caso inicial foi trazido à nossa atenção na noite passada. Ele é um cidadão britânico que voltou de Cingapura, onde ficou de 20 a 23 de janeiro. Ele chegou à França em 24 de janeiro para uma estadia de quatro dias e ficou na cidade de Contamines-Montjoie", disse.

As cinco pessoas infectadas, quatro adultos e uma criança, são parentes do homem britânico e tiveram contato próximo e prolongado com ele, afirmou a ministra. Eles estiveram em um chalé de esqui. 

Todos foram levados a hospitais nas cidades de Lyon, Saint-Etienne e Grenoble, onde permanecem isolados. Nenhum dos casos é grave, de acordo com a ministra.

"Agora, é uma operação importante para identificar casos de contato que estão iniciando. Casos de contato são pessoas que tiveram contato próximo e prolongado com uma pessoa cuja contagiosidade é confirmada. Eles serão informados durante o dia e receberão instruções Esta operação será realizada em conjunto com autoridades internacionais e, é claro, britânicas", ressaltou Agnès, acrescentando que o homem deixou a França e foi para a Inglaterra.

A rede de TV britânica BBC informou que o homem ficou isolado em casa no Reino Unido e ligou para o serviço de saúde. O teste de coronavírus teve resultado positivo e ele foi levado ao Hospital St. Thomas, em Londres, onde está sendo tratado.

Até o momento, a maior parte dos casos registradas em outros países tinha alguma ligação com a China, mais precisamente com a província de Hubei, epicentro da epidemia. 

No entanto, um homem ter contraído o vírus em Cingapura e transmitido para outras pessoas na França dá uma nova dinâmica ao surto. 

Cingapura tinha até este sábado 33 casos confirmados do novo coronavírus, sendo um dos países com maior número de registros. Na China, são 34,5 mil infectados — 723 mortes. 

Coronavírus na França

A Rádio França Internacional noticiou que alguns dos seis pacientes que já estavam internados com coronavírus antes devem receber alta nos próximos dias. A França foi o primeiro país europeu a registrar infecções pelo novo vírus. 

O diretor-geral de Saúde do país, Jérôme Salomon, disse que ao menos dois testes seriam feitos neste sábado para garantir que eles não estão mais transmitindo o vírus.

O único caso crítico em solo francês é de um chinês de 80 anos que está na UTI de um hospital em Paris há dez dias.

Neste domingo, mais 38 cidadãos franceses serão repatriados da China. Eles vão se juntar aos 78 que já estão em quarentena de duas semanas na cidade de Aix-en-Provence, no sul do país.




R7.com

Nenhum comentário