ALERTA SOBRE UNIDADES QUE FAZEM O TESTE CASO SUSPEITA DE CORONAVÍRUS


A Prefeitura de Manaus faz um alerta a sociedade para a grande quantidade de informações falsas que estão sendo divulgadas quanto ao novo coronavírus, como a realização de testes laboratoriais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de horário ampliado. Essa notícia está errada e nenhuma unidade do município realiza a testagem para a Covid-19. O teste tem sido feito pelo governo estadual, em unidade referenciada pelo Ministério da Saúde (MS). A Prefeitura de Manaus reforça que toda e qualquer medida oficial do município está publicada no portal da prefeitura, o www.manaus.am.gov.br. E, lembre-se, antes de compartilhar qualquer informação, verifique se a fonte é confiável.

Orientação para suspeitos com coronavírus

Ao surgirem os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo da sua residência. Um profissional irá avaliar se os sintomas podem indicar possibilidade de infecção por coronavírus e orientar conforme a avaliação clínica.
A infecção apresenta sinais e sintomas clínicos parecidos com os de outros vírus e não há tratamento específico para infecções por coronavírus até o momento. Dessa forma, no caso do novo coronavírus é indicado:
– Repouso;
– Hidratação (ingestão de bastante água e líquidos);
– Medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como: uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); uso de umidificador no quarto; tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.
Pacientes com sintomas mais intensos podem ser hospitalizados. A definição compete ao médico responsável pelo atendimento do caso.

Nenhum comentário