ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS CONTARÁ COM UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS NO AMAZONAS



O sistema público de saúde contará com apoio das instituições de ensino superior da rede pública e privada no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

 É o que foi acordado em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (19/03) entre representantes das secretarias estadual e municipal de saúde com os reitores das universidades, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde ocorrem as reuniões do Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate ao Covid-19.

A proposta apresentada pelo Governo do Estado é envolver os profissionais e estudantes dos cursos de medicina, enfermagem e áreas da saúde, que estão de recesso, em ações definidas no Plano de Contingência relacionadas à capacitação profissional, assistência e orientação à população.

Na reunião ficou definida a criação de um subcomitê específico para a elaboração  do plano e suas ações.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, o planejamento visa um cenário de epidemia pelo novo coronavírus.

“Esperamos que não aconteça, mas caso tenhamos esse cenário, o sistema público de saúde precisará de reforço na assistência e na capacitação profissional. Vamos capacitar professores especialistas para que sejam multiplicadores e possam ajudar a ampliar a capacitação da rede de saúde, principalmente no interior.

Os profissionais e os alunos do internato podem nos ajudar na assistência, estudantes de medicina podem complementar nossas equipes de triagem nas unidades e ajudar na orientação à população”, disse o secretário.

Ainda, segundo ele, o governo está criando um sistema de call center com uma central de informações  24 horas à disposição da população, que será coordenado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Junto com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a UEA também coordenará toda a parte de capacitação para os profissionais  da rede de saúde.


Nenhum comentário