FIOCRUZ CONFIRMA MAIS DOIS CASOS DE COVID-19 EM MANAUS; FVS AGUARDA CONTRAPROVA

Foto: Reprodução
O Amazonas permanece com apenas um caso confirmado para Covid-19, segundo afirmação da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas, durante coletiva realizada na tarde desta terça-feira (17). Ao todo, são 33 casos notificados, desses 27 descartados, 5 em processamento e 1 afirmativo (mulher de 39 anos).
De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, na manhã desta terça-feira (17), dois casos foram notificados à instituição, informando dois positivos para Covid-19, realizados pelo laboratório da Fiocruz. As amostras desses dois indivíduos foram coletadas e enviadas ao único laboratório considerado oficial pelo Ministério da Saúde (MS), o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/AM). O resultado será divulgado nesta quarta-feira (18), pela FVS.
Ainda segundo Rosemary, entre essas cinco amostras a ser confirmadas pelo Lacen, está o caso do vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Jacob Cohen, que testou positivo para coronavírus no dia 16 de março, depois de retornar de uma viagem a São Paulo com os sintomas leves da síndrome.
“Não tínhamos essa notificação, tivemos a notificação hoje pela manhã pelo pesquisador da Fiocruz que realizou a análises das amostras que deram positivo para Covid-19. Os pacientes procuraram o laboratório da Fiocruz para a realização do teste de suas amostras e no momento que a Fiocruz identificou os casos positivos. Hoje, pela manhã, a Fiocruz entrou em contato conosco informando sobre esses casos e a partir desde momento, desencadeamos todas as medidas de vigilância que são: fazer a investigação do caso, identificar todas as pessoas que estiveram em contato e coletar novas amostras para poder comprovar ou descartar, os casos notificados como positivo”, disse.

*D24

Nenhum comentário