NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 NO MUNDO CHEGA A 2,5 MILHÕES, DIZ UNIVERSIDADE


Foto: Reprodução 



O número de casos de coronavírus no mundo passou de 2,5 milhões nesta terça-feira (21), seis dias depois de chegar na marca de 2 milhões de infectados, segundo a universidade Johns Hopkins.

Apesar da transmissão da doença continuar rápida e sem queda, o número de mortos está reduzindo diariamente. Desde o começo da pandemia, já foram 174.336 óbitos pelo mundo.

Os Estados Unidos continuam sendo o país com o maior número de casos, com mais de 788 mil infectados. Mesmo com o número alto de doentes, o presidente Donald Trump decidiu parar de colaborar com a Organização Mundial da Saúde (OMS) financeiramente, o que impacta diretamente no envio de testes e equipamentos para os países que precisam, incluindo os EUA, e o desenvolvimento de uma vacina.

Na Europa, os países mais afetados, Espanha, Itália, Alemanha e França estão vendo uma desaceleração gradual no número de mortos e de contágios. Ainda assim, a OMS diz que o quadro não é de desaceleração em todo o continente.

Na China, berço da doença, a maior preocupação são com casos importados. Até semana passada, as regiões que fazem fronteira com a Rússia tiveram aumento no número de infecções, já que chineses residindo no país vizinho estavam voltando para casa. Agora, o governo tenta controlar o número de contágios locais.

Afrouxamento da quarentena

Com a onda de contágios caindo, diversos países estão afrouxando as quarentenas e suspendendo as restrições. A Espanha já permitiu que milhares de trabalhadores voltassem à rotina, a França vai reabrir escolas, a Áustria já permite que lojas pequenas abram as portas e a Itália está estudando reabrir a economia em maio.

A OMS ressalta que os países só deveriam suspender as restrições depois de terem certeza que os contágios estão sob controle, que as pessoas estejam conscientes que precisam continuar se cuidando e que ambientes como escolas e locais de trabalho tenham equipamentos necessários para garantir a proteção das pessoas.

Crescimento estável

O crescimento do número de infectados é estável e a cada 6 dias são registrados mais meio milhão de novos casos. A doença foi reportada globalmente em janeiro, depois de um número crescente de pacientes com doença respiratória grave. O primeiro meio milhão foi registado no dia 26 de março.

Uma semana depois, o mundo marcava o primeiro milhão, no dia 2 de abril. O segundo milhão de infectados foi registrado 13 dias depois, no dia 15.

Nenhum comentário