ITÁLIA PODE COMEÇAR REABERTURA DA ECONOMIA NO DIA 4 DE MAIO

Foto: Divulgação


O presidente do governo da Itália, Giuseppe Conte, anunciou que, no próximo final de semana, anunciará o plano de reabertura do país diante da epidemia do novo coronavírus e planeja começar a aplicá-lo a partir de 4 de maio.

"Antes do final desta semana, espero comunicar esse plano e explicar os detalhes desse complexo programa. Uma previsão razoável é que o aplicaremos a partir de 4 de maio", disse Conte, em mensagem escrita em sua página no Facebook.


Ele ressaltou que o programa será "a nível nacional, pois deve oferecer uma reorganização dos métodos de prestação de serviços de trabalho, repensar os modos de transporte, novas regras para as atividades comerciais", mas levando em consideração as características de cada região.


"Porque as características e os métodos de transporte em Basilicata não são os mesmos da Lombardia. Além disso, a receptividade das estruturas hospitalares muda de região para região e deve ser constantemente proporcional ao número de pacientes infectados com covid-19", afirmou.


Alvo de críticas

A reabertura por região tem sido amplamente criticada pelas autoridades do norte da Itália, porque, apesar de serem as mais afetadas pela pandemia, elas são o motor econômico do país.

Mas, embora gostasse de dizer "vamos reabrir tudo", essa decisão "seria irresponsável e faria a curva de contágio subir de maneira descontrolada e anularia todos os esforços que fizemos até agora", disse o presidente do governo.

"Não podemos confiar em decisões improvisadas para satisfazer uma parte da opinião pública ou para atender às solicitações de algumas categorias de produção, empresas individuais ou regiões específicas", acrescentou Conte, diante de muitas solicitações de algumas regiões para iniciar imediatamente a reabertura.

Ele anunciou que nos próximos dias esse plano de reabertura será cuidadosamente analisado e que "no final" quem assumirá a responsabilidade pelas decisões será o governo.

Nenhum comentário