MATÉRIA ESPECIAL: POR QUE CAMINHAR TODOS OS DIAS É IMPORTANTE?




A prática de exercícios físicos é muito importante para quem busca ter uma vida saudável. Quando colocamos o nosso corpo em movimento, isso ajuda não apenas a cuidarmos da saúde física, mas também contribui para a saúde mental.

E por que a caminhada é uma boa opção?

Essa atividade todos podem praticar, independenteente do lugar onde você esteja. Também é um exercício de baixo impacto e que pode ser totalmente controlado. Você caminha o quanto quiser ou o quanto seu corpo aguentar.


Médicos especialistas recomendam caminhadas diárias de 30 minutos a 1 hora. Se você não puder fazer todos os dias, caminhe ao menos três vezes durante a semana. Já é um bom começo.


BENEFÍCIOS DA CAMINHADA

Sendo a caminhada uma excelente maneira de praticar exercícios de forma regular e controlada, quais são as vantagens em optar por essa atividade física?


1. É um exercício democrático


Qualquer pessoa pode praticar caminhada – da criança ao idoso, do adolescente ao adulto. Não existem restrições sobre quem pode realizar a atividade. Faça um aquecimento de forma mais leve e, aos poucos, intensifique o ritmo. Fazendo isso, sua caminhada será muito mais proveitosa.


2. Proporciona bem-estar e ajuda a saúde mental


Um dos grandes benefícios da caminhada vai além do simples ato de praticar exercícios. Estudos já comprovaram que a modalidade melhora a saúde mental dos seus praticantes. Atividades realizadas ao ar livre, como as caminhadas, têm impactos positivos sobre a qualidade de vida das pessoas. Além disso, caminhar faz com que os efeitos do envelhecimento sejam menos sentidos e também ajuda o cérebro a se manter mais saudável.


3. Ajuda a perder peso


Um dos grandes motivadores para começar a realizar a atividade é a busca pelo emagrecimento. Nem todos se sentem à vontade para praticar musculação, por exemplo, o que coloca a caminhada como uma alternativa mais simples e com grandes possibilidades de alcançar os resultados. Não é começar a caminhar que o peso vai cair, mas mantendo uma boa rotina você conseguirá gastar mais energia, mais calorias e, assim, queimar mais gordura.


4. Previne doenças


Corpo ativo tem muito mais chances de conseguir evitar o surgimento de doenças. A caminhada, por exemplo, diminui o risco de infartos e derrames, pois ajuda no controle da pressão sanguínea e regula os níveis de colesterol no organismo. Previne também a diabetes, pois estimula a produção de insulina. Além disso, combate a osteoporose e libera endorfina, hormônio que afasta a depressão.


5. Fortalece os músculos


Durante a caminhada, os músculos inferiores são trabalhados. Para aguentar esse esforço, o corpo intensifica e tonifica os músculos, assim os tornando mais fortes, o que é fundamental para termos mais energia para realizar não apenas a caminhada, mas as atividades que temos no nosso cotidiano.


CAMINHAR FAZ BEM

Caminhar é bom, mas realizar a atividade ao ar livre, em um local seguro é ainda melhor! O Santa Mônica Clube de Campo tem toda a estrutura que proporciona uma experiência única para as caminhadas. Além das paisagens naturais, o Clube oferece toda a segurança que você precisa para praticar a modalidade em qualquer horário. 


Nota da Redação: 

O editor-chefe deste site tem se dedicado todos os dias a caminhar com frequência na parte matutina - chegando a fazer até 15 minutos - e tem sentido uma grande diferença no decorrer do restante do dia. Vem se sentindo mais disposto, mais leve, em suma, mais preparado pra encarar a labuta. 

Nenhum comentário