JOANA DARC SUGERE QUE MUNICÍPIOS FAÇAM PARCERIAS PARA CONFECÇÃO DE MÁSCARAS


A deputada estadual Joana Darc (PL) protocolou, nesta quinta-feira (4) requerimento aos municípios do Amazonas para que façam parceria com as cooperativas, associações e costureiras para confecções de máscaras de tecido para distribuição à população de risco. O indicativo já foi feito para a capital e foi atendido pelo Governo do Estado, que fechou parceria com costureiras para confecção de máscaras de tecido.
O Ministério da Saúde está realizando compras de fornecedores nacionais e internacionais, em grandes quantidades, para garantir a proteção dos profissionais de saúde, que trabalham na assistência às pessoas doentes. Na busca de soluções, a deputada estadual criou o projeto “Costurando Amor”, de iniciativa da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento, da qual é presidente. “Confeccionamos máscaras de tecido para serem doadas às instituições de proteção animal e de apoio humanitário. As máscaras são vendidas e a renda revertida na compra de ração, cestas básicas ou demais produtos de necessidade das instituições, bem como as associações poderão, em meio à crise, empreender”.
A ideia do projeto surgiu como forma de evitar o contágio com o novo coronavírus, tendo em vista que a confecção de máscaras caseiras, além de eficiente, é equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus, protegendo quem usa e outras pessoas ao seu redor.
A parceria ajuda tanto a população do grupo de risco e as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, quanto as costureiras que ficaram desempregadas com a pandemia do novo coronavírus. Neste sentido, projetos como o “Costurando com amor”, suprem a necessidade da população mais afetada em adquirir as máscaras, com o estímulo de produção e renda das costureiras locais. “Peço que os municípios possam viabilizar a doação de tecidos para a produção de máscaras de tecido para quem é do grupo de risco e para quem não consegue comprar”.
Joana ressalta que a parceria com as cooperativas, associações e costureiras, para a confecção de máscaras pode ser um grande aliado no combate à propagação do novo coronavírus nos municípios amazonenses.

Nenhum comentário