SEAS E UNICEF FORTALECEM PARCERIA EM FAVOR DE FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE


Em reunião na quarta-feira (24/06), a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e o escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em Manaus, reafirmaram os laços institucionais em benefício da população em situação de vulnerabilidade no Amazonas.

Para isso, a organização internacional humanitária doou 1.000 kits de limpeza, compostos por três garrafas de água sanitária, dois detergentes, quatro barras de sabão em pedra, 10 sabonetes e quatro frascos de álcool em gel.

As secretárias Maricília Costa (titular da Seas) e Michelle Bessa (executiva da Seas) agradeceram a parceria do Unicef e informaram que as doações serão direcionadas a comunidades ribeirinhas e pessoas em situação de vulnerabilidade social, que moram em áreas mais afastadas dos centros urbanos, para a prevenção da Covid-19 no estado.

“Mais uma vez, a Unicef está aqui conosco numa parceria muito bem-vinda, que vai possibilitar que a gente atenda aquelas comunidades vulneráveis mais distantes. Há muitas pessoas precisando desses kits e que ainda não tiveram oportunidade de adquiri-los por não poderem se deslocar”, acrescentou a secretária Maricília Costa.

Para Thiago Garcia, representante do escritório do Unicef em Manaus, a parceria com a Seas tem sido muito importante para apoiar as famílias que mais precisam de proteção nesse contexto de pandemia.



“Aqui em Manaus, a gente tem trabalhado numa parceria muito estreita com a Seas para chegar às famílias que mais precisam de proteção contra a Covid-19. O Unicef tem mobilizado recursos junto à sociedade civil, a parceiros governamentais e empresas para que a gente possa contribuir para a prevenção da doença”, acentuou.

Repasse - Logo após receber a doação dos kits do Unicef, a Seas fez o primeiro repasse dos donativos. O projeto ‘Super Panas’, coordenado pelas Aldeias Infantis SOS, foi beneficiado com 100 kits de limpeza. O projeto trabalha na resposta às necessidades de educação e proteção da população migrante venezuelana em Manaus.

O coordenador do projeto, Edson Bahia, explica que o objetivo do ‘Super Panas’, que é desenvolvido em parceria com o Unicef, é buscar respostas às necessidades de educação e proteção à população venezuelana em Manaus, bem como identificar situações de violações de direitos e carências dos refugiados. Os 100 kits de higiene e de limpeza serão repassados às famílias venezuelanas que estão morando de forma independente e que têm sofrido com o isolamento social.

“Essa parceria é importantíssima porque essa corrente do bem, que envolve sociedade civil, órgãos públicos e demais instituições, é fundamental na produção de respostas para a situação que vivenciamos hoje", conclui o coordenador.


Fotos: Miguel Almeida/Seas

Nenhum comentário