CÂMARA DOS DEPUTADOS PREPARA TEXTO DE MODERNIZAÇÃO DO SUS, DIZ MAIA

maia





O presidente da Câmara, Rodrigo Maia , afirmou que um grupo de parlamentares tem se debruçado sobre o Sistema Único de Saúde ( SUS ) para preparar um projeto de lei. O objetivo é modernizar o sistema que abriga a rede pública de saúde do país, disse Maia nesta sexta-feira em entrevista à Rádio Eldorado.

Segundo ele, a partir da próxima semana, o grupo liderado pela deputada Margarete Coelho (PP-PI) vai preparar um texto para tratar de questões da gestão do SUS. Maia, no entanto, não deu detalhes sobre as alterações que estão sendo estudadas.

"(Estão preparando um texto) reafirmando a importância que o SUS teve nesse momento da pandemia e trabalhando na possibilidade de ter um SUS moderno, de melhor qualidade. Tenho certeza de que se não fosse o SUS a situação do Brasil seria muito pior do que a situação que nós estamos passando", afirma Maia.

De acordo com o deputado, ficou constatado na reunião com o grupo de trabalho que o SUS enfrenta problemas com "ineficiências do sistema, burocracia e falta de interatividade".

"O SUS tem muito problema de gestão ", ponderou.

Militares

Rodrigo Maia também reforçou que deve discutir a vedação para a presença de militares da ativa no governo deve ser debatida , mas em outro momento.

"Precisamos de um tempo entre a sua solução e a sua implementação, para que não pareça que é contra os militares que estão nesse governo", disse.

O número de militares da ativa cedidos ao executivo federal subiu 13% na gestão de Bolsonaro. Entre eles, está o ministro Eduardo Pazuello, que está a frente do Ministério da Saúde interinamente há dois meses, metade do período que já dura a pandemia. Segundo levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), 6,1 mil militares da ativa e da reserva ocupam cargos civis.


Impeachement

Rodrigo Maia ainda reiterou a posição de que "não é o momento" para dar prosseguimento a algum dos 48 pedidos de impeachment na Câmara e que miram o presidente. Para Maia, não há "espaço para esse assunto".

" Apenas se eu tivesse a convicção que há crime para que precise deferi-lo. No momento, fora do momento da pandemia, com certeza. Não podemos em um momento como esse transformar o plenário da Câmara em uma arena política",afirmou.

Foro privilegiado

O presidente da Câmara também comentou sobre as diligências da Polícia Federal no Congresso Nacional, depois que o presidente do Senado Davi Alcolumbre barrou a entrada dos agentes no gabinete do senador José Serra (PSDB-SP). Há dez dias, a PF também cumpriu mandados de buscas no gabinete de outro parlamentar, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que assim como Serra, é investigado na Operação Lava-Jato.

Ele argumentou que o Supremo Tribunal Federal deveria apreciar os recursos da Câmara na corte sobre decisões da justiça em primeira instância de realizar buscas no parlamento. Se forem acolhidos, as provas recolhidas podem ser anuladas.

"Seria importante que o Supremo Tribunal Federal julgasse esses embargos para que a gente tivesse uma posição definitiva e não ficasse esse conflito entre decisões de poderes distintos", disse.


Pautas prioritárias

O deputado ainda elencou quais devem ser os temas prioritários para a Câmara neste segundo semestre: o meio ambiente, e as r eformas administrativa e tributária . Ele voltou a rechaçar a criação de novos impostos que aumentem a carga tributária no país, o que classificou como "círculo vicioso".

"Acho muito difícil a gente avançar na criação de um novo imposto" revelou.

E passou o recado ao presidente Jair Bolsonaro sobre as mudanças na administração pública:

"Todo mundo que tem compromisso com a boa administração pública, com os servidores, precisa avançar nesse tema", frisou.

O mandato de Maia na presidência da Câmara termina em janeiro do ano que vem, mas as movimentações dos candidatos ao cargo já começaram. Maia diz que espera que "só comecem campanha depois da pandemia".

Nenhum comentário