SEMANA DE PREVENÇÃO A ACIDENTES DE TRABALHO TEM PROGRAMAÇÃO VOLTADA AOS SERVIDORES NA SUSAM

Foto: Gisele Rodrigues/Susam

Ginástica laboral, blitze ergonômicas e entrega de cartilhas estão na programação que será desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e iniciada nesta segunda-feira (27/07) em alusão à Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho, que acontece até a quinta-feira (30/07).
As atividades voltadas à saúde do servidor também incluem as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), com o reiki, auriculoterapia, terapia comunitária integrativa, constelação sistêmica familiar, terapia floral, ayurveda, barra de access e meditação, que serão oferecidas na sede da secretaria durante toda a semana.
De acordo com a coordenadora de Humanização, Ana Carla Pimenta, nesta segunda-feira (27/07), as atividades foram iniciadas em um dos maiores setores da Susam, responsáveis pela assistência à saúde da população, tanto na capital quanto no interior.
“A proposta é nós irmos em cada setor da sede da Susam fazendo essa mesma abordagem, com orientações e um pouquinho de uma experiência e vivência de ginástica laboral”, explicou a coordenadora.
A fisioterapeuta Rita De Luziê conduziu a ginástica laboral com os servidores e ressaltou a importância e os benefícios que os exercícios trazem para o desempenho diário dos profissionais, principalmente para aqueles que passam muitas horas do dia em frente a um computador.
“[A ginástica laboral] Vai trazer para o ambiente de trabalho motivação, diminuição de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs). Então isso vai diminuir essa carga de lesão em locais como aqui, em escritórios”, disse a fisioterapeuta.
Segundo a especialista, exercícios simples como a flexão e extensão de ombros e outros alongamentos auxiliam na melhoria da qualidade de vida do trabalhador. De acordo com a fisioterapeuta, basta estender os braços acima da cabeça, crescendo o corpo (sem sair da cadeira), como se estivesse se espreguiçando, para amenizar a pressão sofrida pela gravidade nas vértebras, ajudando a melhorar a postura.

Nenhum comentário