GOVERNO`FEDERAL GARANTIU MAIS 251 SERVIÇOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA

Estimativa é de economia de mais de R$ 2 bilhões por ano. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A aceleração da digitalização de serviços públicos foi impulsionada depois do começo da pandemia de coronavírus, em março. O Governo Federal transformou 251 serviços em digitais entre março e julho. Entre os principais destaques estão o Auxílio Emergencial e o Seguro Desemprego do Empregado Doméstico, digitalizados neste período para facilitar o acesso da população e reduzir os impactos negativos da pandemia.
O aumento dos acessos ao portal gov.br, que concentra todos os serviços digitais do Governo Federal, é indicativo da migração do cidadão que utilizava o atendimento presencial dos órgãos públicos para o atendimento digital. Enquanto houve 4,6 milhões de diferentes pessoas acessando os serviços no portal em janeiro deste ano, o número em junho já chegava a 12,1 milhões de usuários.
Beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Conceição de Maria Gomes da Costa, de 56 anos, vive na Vila do Pequenino Jesus, em Brasília, local que acolhe pessoas com deficiência. Ela destaca a facilidade que encontrou o serviço. "Consegui meu BPC através do online. Só tive de fazer a perícia médica e consulta de assistente social do INSS. Não precisei ir lá pessoalmente para pedir", comentou. 
Conceição fez uso de um dos aplicativos mais procurados do Governo federal, o Meu INSS, que reúne 90 serviços já digitalizados do Instituto Nacional do Seguro Social.
Os aplicativos mais procurados pela população são a Carteira de Trabalho Digital, a Carteira Digital de Trânsito e Meu INSS.
Desde janeiro do ano passado, o Governo Federal transformou 824 de seus serviços em digitais. A estimativa da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, órgão central da transformação digital do governo, é de economia de mais de R$ 2 bilhões anuais somente com esses serviços digitalizados.

*Com informações do Ministério da Economia

Nenhum comentário