MORRE ENNIO MORRICONE COMPOSITOR DE TRILHAS SONORAS DE SUCESSO


                                                        Foto: Maike Blake / Reuters

O cinema mundial está de luto. Morre o compositor italiano Ennio Morricone, aos 91 anos.

Autor de trilhas sonoras que marcaram a história do cinema, Ennio Morricone morreu hoje (6), em Roma, aos 91 anos. Ele foi responsável pela composição e arranjo de mais de 500 músicas para filmes e séries de televisão. 

Morricone estava internado em uma clínica da capital italiana, onde foi hospitalizado após uma queda que levou à fratura de um fêmur. Ele "morreu na madrugada do dia 6 de julho, no conforto da fé", segundo um comunicado do advogado e amigo da família Giorgio Assuma, citado pela imprensa italiana.

Ele estava "lúcido e mostrou grande dignidade até o momento final", diz o anúncio. Morricone ganhou notoriedade internacional com trilhas dos chamados "faroestes italianos", principalmente dirigidos por Sergio Leone, como "Por um Punhado de Dólares" (1964), "Por uns Dólares a Mais" (1965), "Era uma Vez no Oeste" (1968) e "Uma Vez na América" (1984), entre outros. Em 2016 venceu o Oscar, pela trilha sonora do filme "Os Oito Odiados", de Quentin Tarantino. Em 2007 já havia recebido um Oscar honorário por sua abundante e elogiada carreira musical.

 Morricone também compôs a trilha de "Bastardos Inglórios", de 2009, de Tarantino. Há apenas alguns dias Morricone foi premiado, ao lado do também compositor John Williams, com o prêmio Princesa das Astúrias das Artes na Espanha. "Adeus maestro e obrigado pelas emoções que você nos proporcionou", declarou pelo Twitter o ministro italiano da Saúde, Roberto Speranza. Morricone era casado com Maria Travia desde 1956. Ele deixa três filhos e uma filha. Com informações das agências AFP e RFI.

Nenhum comentário