FVS-AM REALIZOU 534 TESTES RÁPIDOS DE COVID-19 EM PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, EM TRÊS DIAS

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou, em três dias (18 a 20/08), 534 testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 em profissionais de educação de Manaus. Desse total, 162 (30%) testaram positivo e foram afastados para período de isolamento. O resultado, segundo a FVS-AM, mostra que o percentual de contaminados segue a média registrada na primeira semana, em testagens de outros profissionais, como das áreas da segurança (36%) e saúde (38%), que, posteriormente, apresentaram redução na taxa. 

Os resultados dos testes rápidos, o trabalho de vigilância ativa junto aos profissionais da educação e a situação epidemiológica da Covid-19 no Amazonas foram apresentados, na tarde desta sexta-feira (21/08), pela diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary da Costa Pinto, a representantes do Ministério Público do Estado (MPE) e Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Defensoria Pública do Estado (DPE), além do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteam).

Os testes rápidos para profissionais da educação começaram a ser realizados pelo Governo do Amazonas na última terça-feira. Em três dias, foi feita a testagem em 534 profissionais, sendo que 162 deram positivos, dos quais 139 com IGM e IGG positivos, o que indica que, embora já tenham anticorpos para a Covid-19, o vírus continua ativo. Conforme estabelecido no protocolo de retomada das aulas presenciais, os profissionais que testaram positivo foram afastados para o período de isolamento necessário.

“A investigação que estamos fazendo vem apontando que as contaminações de agora não ocorreram no ambiente escolar", diz Rosemary Pinto, ao destacar que os resultados também confirmam que ainda há transmissão comunitária ativa da Covid-19 em Manaus. Ela pondera, no entanto, que o trabalho de vigilância indica que o índice atual de transmissibilidade no Amazonas, hoje, é menor que 1, ou seja, uma pessoa transmite para 0,95. No pico da pandemia, entre o final de abril e início de maio, o índice chegou a 4.

Vigilância ativa – Entre as medidas adotadas na retomada das aulas presenciais, no último dia 10 de agosto, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a FVS-AM adotaram o aplicativo SASI como ferramenta de monitoramento dos protocolos de segurança em saúde dos estudantes que regressaram à sala de aula.

De acordo com o balanço da FVS-AM, desde o início da utilização do aplicativo nesse monitoramento, foram iniciadas 31 investigações de casos suspeitos de Covid-19. Desse total, nove deram negativo e os demais exames para diagnóstico do vírus ainda estão em processamento.

O aplicativo, que está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, também é utilizado pelos profissionais da educação para agendamentos dos testes rápidos realizados, por meio de drive-thru, no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo).


Fotos: Divulgação/FVS

Nenhum comentário