ADAF CONTRIBUI PARA A VALORIZAÇÃO DA MEDICINA VETERINÁRIA NO AM


Com 67 médicos veterinários em seu quadro de servidores, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) contribui para a valorização dessa profissão no estado. Nesta quarta-feira (09/09), é celebrado o Dia do Médico Veterinário. Nesta data, em 1933, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto nº 23.133, regularizando a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país.

A Adaf é a instituição responsável pelo Serviço Veterinário Oficial no Estado, e seu quadro de médicos veterinários foi ampliado neste ano com a integração de 20 novos profissionais, o que permitiu o incremento das atividades no interior do Amazonas.

Um dos veterinários da Adaf é Alison André, de 34 anos, empossado neste ano após aprovação em concurso público. Natural do Ceará, ele nutria admiração pela área desde a adolescência. Formou-se em 2010 e passou a atuar na reabilitação de animais pequenos na cidade de Fortaleza. “A cada dia eu me encontro mais. Trabalhar como médico veterinário no serviço público é um grande prazer e também uma grande responsabilidade, pois trabalho para toda a sociedade. Vejo hoje meu trabalho com importância ainda maior”, diz Alison.

Os médicos veterinários são profissionais que se dedicam à prevenção, controle, erradicação e tratamento de doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. No âmbito da Adaf, esses profissionais trabalham para assegurar a qualidade e a segurança dos alimentos de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos para obtenção de seus produtos.

O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, reconhece a atuação estratégica dos  profissionais da medicina veterinária como responsáveis pela promoção da saúde animal, inspeção de produtos de origem animal, atuando como servidores do órgão oficial de defesa agropecuária e também na iniciativa privada, como responsáveis técnicos de propriedades e estabelecimentos de produção e processamento de produtos origem animal, sendo responsáveis pela preservação do patrimônio agropecuário e resguardo da saúde pública.

“A Adaf parabeniza todos os médicos veterinários, especialmente aos que atuam na agência, bem como os que atuam no setor privado – como responsáveis técnicos de casas agropecuárias, empreendimentos rurais e nas agroindústrias que processam produtos de origem animal – pela passagem da data comemorativa a esse importante dia”, diz Alexandre Araújo.

Sobre a Adaf – A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) é uma autarquia integrante do Sistema Sepror, com a missão de garantir a preservação do patrimônio animal e vegetal do estado por meio da proteção da saúde dos animais e da sanidade dos vegetais, da idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária, além da identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária dos alimentos e demais produtos agropecuários.

FOTOS: Divulgação/Adaf

Nenhum comentário