PREFEITURA REALIZA AJUSTES FINAIS PARA ENTREGA DE QUATRO NOVOS PARQUES DA JUVENTUDE EM ÁREAS VERDES








A Prefeitura de Manaus realiza os ajustes finais para a entrega de mais quatro parques da Juventude em área verde, totalizando 15 espaços de lazer e proteção da natureza revitalizados na cidade e entregues na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, o que corresponde a mais de 624 mil metros quadrados de áreas verdes recuperados e protegidos. O cronograma de trabalhos foi mantido mesmo com a pandemia da Covid-19, obedecendo aos cuidados de prevenção ao novo coronavírus.

“Na nossa gestão à frente daquela que é considerada por muitos a capital da Amazônia, sempre procurei valorizar o verde e pautar nossas ações e obras na sustentabilidade. Esses parques da juventude unem o que muitos pesquisadores e os próprios povos da floresta defendem, a integração entre homem e natureza. Nesse caso, até diria mais: a integração entre o natural e o urbano. Esse é o legado que espero ter deixado à população, o senso de pertencimento a uma região para onde o mundo volta seus olhos”, declarou o prefeito.

Os novos parques ficam localizados nos conjuntos Hileia 2, no bairro Redenção, zona Oeste; no Núcleo 15, Cidade Nova 3, zona Norte; no conjunto Cidadão 9, Distrito Industrial 2, zona Leste, e no conjunto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cidade Nova, zona Norte. A implantação é parte do programa Espaço Verde na Comunidade, viabilizado por meio de compensações ambientais firmadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com o apoio da Comissão Municipal de Urbanismo e Paisagismo.

A presidente da Comissão Municipal de Urbanismo e Paisagismo, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que é arquiteta e urbanista, ressalta a importância de os projetos municipais contemplarem não apenas o verde, o meio ambiente, mas também a acessibilidade, permitindo que a população como um todo possa desfrutar de praças, parques e áreas verdes existentes em Manaus.

“Os projetos municipais buscam permitir que todos usufruam dos benefícios que oferecem. Por isso, nossa preocupação, do prefeito Arthur Virgílio Neto e minha, é de que os projetos tenham acessibilidade com rampas, com amplos passeios e tudo que garanta inclusão e qualidade de vida. Além disso, a comissão almeja que o verde esteja, de fato, inserido em todos os projetos da prefeitura. Percebemos que esse é um anseio cada vez maior da população e uma necessidade crescente de todos que vivem nas grandes cidades”, destaca a presidente da comissão.

Na atual gestão, a Semmas mapeou 31 áreas verdes de conjuntos habitacionais da cidade. “A proposta do programa ‘Espaço Verde na Comunidade’ é resgatar áreas verdes antes degradadas, usadas como lixeiras viciadas, e transformá-las em áreas de lazer, conforme as orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto e da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que preside a Comissão Municipal de Urbanismo e Paisagismo”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior. 

As intervenções do programa “Espaço Verde na Comunidade” ocorrem sempre em áreas que sofrem pressão, seja por tentativas de invasão ou descarte inadequado de resíduos. “São áreas verdes que recebem revitalização com equipamentos urbanos e reforço da vegetação. Praticamente sem uso, elas passam a desempenhar suas funções socioambientais num processo construído com a comunidade”, observa Antonio Nelson.

Parques em finalização

O parque da Juventude do Núcleo 15, no Cidade Nova 3, ocupa uma área de 3.471,98 metros quadrados, com paisagismo e arborização em mais de 80% desse total, equivalente a 2.369,67 metros quadrados. O espaço ganhou academia ao ar livre com piso de concreto e placa de informação sobre o uso dos equipamentos, playground, bancos de concreto, mesas de jogos, lixeiras, espaço para aulas de zumba, quadra de areia, pista de caminhada, calçada e iluminação de lâmpadas a LED. A revitalização atende a uma antiga reivindicação dos moradores do conjunto, preocupados com as constantes tentativas de ocupação irregular da área verde.

O espaço ainda conta com arborização e paisagismo, passeio com acessibilidade para Pessoa com Deficiência (PcD), além de uma área bosqueada de 150 metros de comprimento. “Com mais de 20 anos morando aqui, eu posso dizer que nós moradores sempre enfrentávamos muita dificuldade. Existia muito lixo e a área verde ficava completamente deteriorada. Com a intervenção da prefeitura, hoje podemos contemplar um espaço bonito, onde temos um espaço para lazer com a família e para fazer exercícios também”, relatou o empresário Laércio Lima, 65.

O parque da Juventude do Hileia 2, contará com arborização e paisagismo, pistas de caminhada, mesa de jogos, pergolados, duas academias ao ar livre e iluminação de LED. Fica localizado num trecho de área verde bastante pressionada por invasões próximas, além de possuir uma Área de Preservação Permanente (APP) de encosta, onde a vegetação tem um importante papel de sustentação. A área verde do conjunto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também é remanescente de um processo de ocupação desordenada. Com 85,4 mil metros quadrados, o espaço vai contar com academia ao ar livre, playground, conjuntos de mesas com cadeiras, bancos, placas de sinalização, lixeiras, arborização e paisagismo.

Para a aposentada Eulália Vieira, 64, moradora do Hileia há mais de 32 anos, é um compromisso particular. “Quando me aposentei comecei a me preocupar com as causas ambientais. Com a recuperação dessa área pela prefeitura, eu me sinto responsável por manter esse lugar limpo, não vejo a hora de ser oficialmente inaugurado. Ninguém se sente feliz em sair de casa e dar de cara com um lixão, por isso temos de entender que manter essa área preservada vai nos dar melhor qualidade de vida”, disse.

No conjunto Cidadão 9, no Distrito Industrial 2, a área verde revitalizada também está situada à margem de uma encosta e terá função de proteção. Ganhou academia ao ar livre, parquinho infantil, mesas de jogos e paisagismo. A área tem, no total, 729,3 metros quadrados.

Nenhum comentário