ESPECIALISTA ALERTA PARA NÚMERO DE CASOS DE CÂNCER DE PRÓSTATA NO AMAZONAS


(Fotos: Clóvis Miranda/DPE-AM)

“Nesse mês de novembro, dedicado à prevenção e diagnóstico precoce de câncer de próstata, procuramos ampliar a reflexão sobre os cuidados com a nossa saúde”

Manaus – O ano de 2020 deve fechar com mais de 65 mil diagnósticos de câncer de próstata no Brasil e a previsão é de 480 casos confirmados no Amazonas. Os números apresentados pelo urologista especializado em câncer, André Mancini, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), nesta quinta-feira (26), em palestra na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), são um alerta para a importância dos cuidados preventivos com a saúde do homem. O especialista esteve na instituição para uma palestra em alusão à campanha nacional Novembro Azul, de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com o tema “Uma Atitude Certa Decide o Jogo”, a palestra foi promovida pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Amazonas (Adepam), em parceria com a Defensoria Pública. A apresentação do especialista teve número reduzido de participantes presenciais, por medida de segurança para minimizar risco de contágio pelo novo coronavírus, e foi transmitida por meio do canal da DPE-AM no YouTube.

Durante a palestra, o urologista André Mancini falou sobre o que é o câncer de próstata e a importância da prevenção, e explicou a função da próstata e seu funcionamento, além de abordar o diagnóstico, fatores de risco, a importância de vencer o tabu sobre o exame de toque, formas de tratamento e outros tipos de câncer mais comuns aos homens.

“Nesse mês de novembro, dedicado à prevenção e diagnóstico precoce de câncer de próstata, procuramos ampliar a reflexão sobre os cuidados com a nossa saúde”, afirmou.

O presidente da Adepam, defensor público Arlindo Gonçalves, disse que o objetivo é dar continuidade a campanhas voltadas para a saúde, como o Setembro Amarelo, que aborda a saúde mental, e o Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. “Agora chegamos à conscientização sobre a saúde do homem”, afirmou.

D24*

Nenhum comentário