HOSPITAL FRANCISCA MENDES SUPERA META DE CIRURGIAS CARDÍACAS EM OUTUBRO

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM



Em outubro, o Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) atingiu a maior produção de cirurgias cardíacas do ano, realizando 59 cirurgias cardíacas. Desde julho, quando assumiu a gestão exclusiva da unidade, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) vem mantendo a produtividade de cirurgias em adultos e crianças. 

Em comparação com o mês de agosto, quando até então havia sido realizado o maior número de procedimentos, a unidade aumentou em 11% a produção, sendo realizadas 43 cirurgias cardíacas adultos e 16 cirurgias pediátricas. Com a marca, o HUFM supera em 40% a meta estabelecida pela secretaria no início do ano. 

Em agosto, mês de maior produção do ano em cirurgias até então, foram realizados 53 procedimentos. Antes disso, em janeiro, haviam sido realizadas 52 cirurgias de alta complexidade.

De acordo com a diretora do HUFM, Alessandra Santos, a meta estabelecida pela secretaria é de 42 cirurgias mensais. Ela explicou que a unidade conseguiu superar a meta devido ao planejamento executado para a aquisição e controle de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME). 

“Estamos trabalhando para que todos os procedimentos aconteçam dentro do cronograma do centro cirúrgico. Também estamos mantendo contato direto com os fornecedores que confiaram em todo o processo de organização de pagamento que vem sendo realizado pela secretaria. Isso garante a nossa alta produtividade”, destacou. 

Referência

O HUFM é referência no tratamento de doenças cardiovasculares na rede pública de saúde no Amazonas e está sob a gerência da SES, desde julho, quando se encerrou o contrato com a Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol), responsável pela administração da unidade por 17 anos.

Com a mudança na gestão, foi montado um plano de reestruturação, e a secretaria trabalha na conversão da unidade em fundação. A mudança faz parte das ações do programa Saúde Amazonas, que tem como objetivo a reformulação e modernização da rede de saúde do Estado. 

Plano de metas

O plano de reordenamento do Hospital Francisca Mendes segue metas definidas para utilização da capacidade máxima da unidade, divididas entre setores administrativos (comissão de transição, capacidade de recursos humanos, diagnóstico estrutural e situacional da unidade, e custo do hospital em funcionamento); jurídico (criação do estatuto da fundação, assinatura do contrato e implantação do programa de residência médica); e de assistência (ampliação do número de cirurgias e procedimentos, implantação do serviço de hemodinâmica, revitalização do parque de imagens).

Novo tomógrafo

O HUFM recebeu, no final do mês de setembro, um tomógrafo de última geração, que permitirá realizar exames cardiovasculares mais específicos. 

O novo equipamento, com 64 canais, vai reforçar o atendimento dos pacientes que realizam tratamento na unidade. O hospital realiza, em média, cerca de 120 tomografias por dia e, no último mês, teve um aumento na demanda devido ao atendimento dos pacientes de outras unidades.

Nenhum comentário