RECÉM-NASCIDA É ENCONTRADA POR CATADOR DENTRO DE LIXEIRA

 

Prematura, a criança nasceu de aproximadamente 28 semanas, segundo socorristas — Foto: Samu/Divulgação

Uma recém-nascida foi encontrada dentro de uma caixa de sapato deixada em uma lixeira de um prédio em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, na tarde de sábado (28). Um catador de materiais recicláveis ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por volta das 15h, quando percebeu que a menina se mexia entre o lixo.

Prematura, a criança nasceu de uma gestação de aproximadamente 28 semanas. Ela foi colocada dentro da caixa, na posição de bruços e coberta por um pano. Quando encontrada, ela respirava com dificuldades e ainda estava com sangue pelo corpo, provavelmente, por conta do parto.

Segundo Ari Dornelles, um dos socorristas que atendeu a menina, a suspeita é de que o nascimento tenha ocorrido poucas horas antes dela ter sido encontrada. O técnico de enfermagem Fábio Ristoff também auxiliou no trabalho.

"Temos muito que agradecer esse senhor que salvou a vida da menina, esse senhor que é catador de reciclado, porque se ele não abre a lixeira ali, quando que a gente ia saber que a criança iria estar ali. Ia encontrar a criança sem vida", contou Dornelles.

No local, os socorristas entubaram, aqueceram a menina e a encaminharam ao Hospital Ruth Cardoso, na cidade. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na manhã domingo (29) ela permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, com o quadro de saúde considerado estável.

"Essa criança é uma guerreira, porque a gente não sabe qual tempo que ela ficou ali. Um trabalho de parto dentro de uma UTI já é complicado, imagina uma criança ficar ali um tempo que gente não sabe", disse Dornelles, que trabalha há dez anos no setor.

A Polícia Civil foi acionada, foi até o local e analisou as câmeras de monitoramento do local. Segundo Giancarlo Rossini, delegado regional, as imagens já mostraram suspeitos.

O caso será investigado pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e Idoso (Dpcami) e segue em sigilo, por se tratar de um recém-nascido.


Bebê foi encontrada dentro de uma lixeira de um prédio em Balneário Camboriú na tarde de sábado (28). — Foto: Samu/ Divulgação



G1*

Nenhum comentário