Aconteceu!

‘A CAIXA MÁGICA DO NATAL’ ESTREIA COM NOVIDADES NO TEATRO AMAZONAS


(Foto: Divulgação)


Temporada acontece entre dias 6 e 23 de dezembro. Espetáculo adota série de protocolos de segurança em prevenção a Covid-19


Quando o pano de boca do Teatro Amazonas subir, no domingo (6), o público vai conferir a nova temporada de “A Caixa Mágica do Natal”, que, neste ano, ganhou uma série de protocolos de segurança em prevenção a Covid-19. O espetáculo fica em cartaz até o dia 23 de dezembro, com acesso gratuito e agendamento pelo Portal da Cultura e pelo site do Teatro Amazonas.

Segundo o diretor cênico, Matheus Sabbá, por conta da pandemia, os cuidados com elenco e equipe técnica foram redobrados. Ele conta que várias cenas foram modificadas para respeitar o distanciamento entre os atores.

“Nosso maior desafio é conseguir levar para as pessoas um espetáculo com a mesma qualidade, tendo em vista que tivemos que readequar muitas coisas, como marcação e coreografias. O musical fala de afeto e tinha muito contato em cena e nada disso pode ser feito neste momento, então ressignificamos a proposta”, afirma Sabbá. “Estamos torcendo que seja uma temporada gratificante, que as pessoas gostem muito, porque esse ano tem sido difícil para todo mundo”.

Nos bastidores, o número de pessoas na equipe técnica foi reduzido. Os profissionais envolvidos na montagem do palco, cenários, sonorização e iluminação trabalharam em horários diferenciados para não aglomerar.

“Uma das mudanças no cenário é a caixa de Natal, que, na versão original, era fixa no palco e, agora, vai contar com uma engrenagem para entrar em cena somente quando o diálogo dos personagens acontecer no interior da caixa”, comenta Fred Márcio Barbosa, coordenador de cenografia da Central Técnica de Produção (CTP). “Para montar o palco em uma madrugada, trabalhamos com 20 pessoas, metade dos profissionais que atuaram no ano passado”.

No quesito acessibilidade, a programação natalina no Teatro Amazonas vai contar com intérprete de Libras, audiodescrição e receptivo para atender ao público de pessoas com deficiência.

Premiado
Com texto de Thaís Vasconcelos, em 2020, “A Caixa Mágica do Natal” ganhou três categorias do 20º Prêmio Cenym de Teatro Nacional: “Melhor Figurino”, “Melhor Qualidade Técnica” e “Melhor Maquiagem” no mês de novembro e venceu na categoria “Musical Norte”, por voto popular, na segunda edição do Prêmio Brasil Musical em março.

Em 1h20 de duração e embalado por uma trilha sonora com clássicos de Natal e referências pop, o espetáculo faz uma viagem lúdica pelo universo natalino ao contar a história de uma criança que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal. Mas tudo muda quando, a pedido de sua avó, abre um baú de memórias, lê uma carta deixada por sua mãe e mergulha num mundo mágico ao lado do duende Jujuba.

(Foto: Divulgação)


A nova montagem do espetáculo conta com a Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas, Balé Folclórico do Amazonas e Coral Infantil do Liceu Claudio Santoro, em formações reduzidas. A direção musical é do maestro Marcelo de Jesus.

Os cenários e figurinos do espetáculo foram todos produzidos pela Central Técnica de Produção (CTP) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. São mais de 130 peças, sendo 50 cabeças, entre perucas e adereços, envolvendo mais de 300 quilos de material, entre eles 50 mil pedrarias.

Fonte: D24*

Nenhum comentário