Aconteceu!

CATEDRAL DE NOTRE-DAME TEM 1° CONCERTO DE NATAL DESDE INCÊNDIO DE 2019


Reprodução/Instagram Notre-Dame/ Concerto de Natal da Notre-Dame seguiu rígidos procedimentos de segurança

A catedral de Notre-Dame, em Paris, realizou o 1º concerto de Natal desde o incêndio em abril de 2019. Por medidas de segurança, apenas 8 dos 160 cantores que fazem parte do coral foram autorizados a entrar na igreja.

No total, uma equipe de 25 pessoas realizou a gravação, que foi ao ar na noite de 5ª feira (24.dez.2020) no canal de televisão France 2.

O arcebispo de Paris, Michel Aupetit, declarou que a realização do tradicional concerto é importante para compartilhar a alegria do Natal em um ano marcado pela pandemia da covid-19.

Todos os envolvidos precisaram seguir rigorosas medidas de segurança, uma vez que a catedral ainda está em obras. Os artistas usaram capacetes de construção, botas e macacões.

Gautier Capucon, violoncelista, compartilhou em seu perfil no Twitter um vídeo da apresentação.

“Queríamos que esse show trouxesse alegria e atingisse a todos. Acho que as pessoas, mais do que nunca, precisam de um pouco do espírito do Natal”, declarou o diretor do coro Notre-Dame, Henri Chalet.

O coral tocou “Ave Maria” de Franz Schubert, “Laudate Dominum” de Mozart, e músicas de Natal como “Silent Night”, “Jingle Bells” e “Rise up shepherd”.

Esse foi o 3º evento realizado no local desde o incêndio. Uma pequena missa foi celebrada na Capela da Virgem Maria em junho de 2019, para cerca de 30 pessoas. Em abril de 2020, foi feita cerimônia de oração na Sexta-feira Santa.

O incêndio de 2019 começou no telhado da catedral, que colapsou. O fogo causou ainda a queda da torre e buracos na abóbada.

A catedral de Notre-Dame é um dos principais pontos turísticos do mundo. Começou a ser construído em 1160, durante a Idade Média, e levou 100 anos para ser finalizada. O local é símbolo do clássico desenho animado O Corcunda de Notre-Dame (1996).

A sua arte é marcada pela gótica, com características muito específicas como o uso de abóbodas, vitrais classificados de rosácea, portais e usos de estatuária realista.

Poder 360*

Nenhum comentário