IGARAPÉS DA CIDADE RECEBEM SERVIÇOS DE LIMPEZA

Foto – Ingrid Anne/Semcom

Prefeitura de Manaus vem reforçando os mutirões de limpeza pública em diversos pontos na cidade e, esta semana, está atuando nos igarapés do Prosamim do bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, no do 40, e na Manaus Moderna, orla da Panair, ambos na zona Sul. Ao todo, 50 trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) estão concentrados nos serviços de jardinagem, capinação e remoção de resíduos.

“Neste fim de mandato, o prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que seja reforçada a limpeza em várias vertentes, inclusive de mutirões. Aliás, a limpeza pública, juntamente com a infraestrutura, é uma marca forte da sua gestão municipal”, destacou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

Sobre os trabalhos desta semana, o secretário explicou que as equipes limpam as encostas do canal, o entorno do igarapé e o leito do rio. “São esforços diários para buscar reduzir a pressão do lixo sobre as nossas águas. Um trabalho feito a várias mãos, não só por nossos servidores, mas pela comunidade que é ponto fundamental na preservação desses leitos de rio”, mencionou.

No local também foi realizada uma desarticulação de lixeira viciada, que já durava alguns anos, e foi transformada em jardim comunitário. Para o comerciante Diego Barros, era uma situação que dava muita dor de cabeça aos moradores. “A comunidade parou de jogar lixo nos igarapés, mas em compensação se acostumou com a lixeira viciada, o que era um outro problema, porque quando chovia todo aquele lixo ia para o igarapé de todo o jeito”, contou.

Para o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças, tornar locais que antes eram uma lixeira viciada em jardins é uma ação que vem dando certo. “É uma estratégia da prefeitura implantar jardins em locais que vinham sendo pontos de lixo. A proposta tem dado certo e o resultado é um ambiente melhor e mais agradável para todos, o que ajuda nos processos de conscientização ambiental da comunidade”, concluiu.

O barbeiro Ronaldo Miranda, morador da rua da Independência, do bairro Alvorada, explicou que a limpeza no local está melhor e torce para que a prefeitura consiga êxito no combate às lixeiras viciadas e na limpeza dos rios. “Vejo que há uma conscientização maior com relação ao cuidado com o lixo e com o ambiente onde se vive. Mas, ainda precisamos melhorar muito. Ainda vejo alguns vizinhos acumulando lixo no calçadão, mesmo tendo coleta todo dia. Então, espero que as pessoas ajudem a manter esse igarapé e o novo jardim limpos”, avaliou.

O diretor operacional de limpeza da Semulsp, Fábio Araújo, alertou que muitos objetos de grande porte são retirados dos igarapés todos os dias. “Em todos os igarapés que vamos realizar o serviço de limpeza, chegamos a retirar geladeiras, sofás e outros objetos que não deveriam ser jogados na água. Nós sempre estamos informando os dias de mutirões nos bairros para que esse tipo de produto seja descartado de forma correta, além do nosso serviço de coleta de grandes objetos que é gratuito”, destacou

O cidadão que precisa se desfazer de objetos grandes, como eletrodomésticos e móveis, pode solicitar a coleta agendada via mensagens de WhatsApp pelos números: 98415-9563 e 98459-5618. Gratuito à população, o trabalho é realizado pelas concessionárias Marquise e Tumpex.

Nenhum comentário