CEMITÉRIO DE MANAUS TEM FILA DE CARROS FUNERÁRIOS E DESPEDIDAS DO LADO DE FORA

 

Foto: Reprodução/ G1

O Cemitério Nossa Senhora Aparecida, onde ocorreram enterros coletivos em valas durante o primeiro pico da pandemia da Covid-19 em Manaus, registrou uma fila de carros funerários neste domingo (3). O G1 visitou o local e acompanhou a entrada de, pelo menos, seis cortejos em pouco mais de meia hora.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o Amazonas registrou 29 óbitos por Covid-19 no sábado (2). De acordo com o órgão, desse total, 18 mortes ocorreram nas últimas 24 horas e onze falecimentos foram registrados em dias anteriores, mas confirmados agora. O número de mortes no estado chega a 5.325.

Do lado de fora do cemitério, familiares e amigos buscavam acompanhar - mesmo que de longe -, as despedidas aos entes queridos. Isso porque apenas três pessoas podem acompanhar os sepultamentos no local. Choro, olhares abatidos e desolados são comuns para quem sequer consegue se despedir de alguém querido.

Coroas de flores são deixadas do lado de fora do cemitério como homenagem aos mortos. — Foto: Matheus Castro

O funileiro Everaldo de Aguiar perdeu a mulher para a doença. Ela estava internada desde o final de novembro. Deu entrada no hospital após bater um dedo do pé, acabou diagnosticada com diabetes e informada que precisaria amputar o membro.

Logo depois da cirurgia, a mulher de Everaldo apresentou tosse e febre. Em seguida, foi entubada. Ficou 20 dias, mas não resistiu às complicações da Covid-19. Ao enterrar a mulher com os dois filhos, o homem se disse abatido com a perda e o sentimento de impotência.

"Muito difícil. A esperança que nós tínhamos era que ela voltasse para casa. E infelizmente não foi possível. Nós estamos muito, muito abatidos, muito tristes com essa situação. Mas a vida segue. A vida segue".




G1*

Nenhum comentário