COMANDO NAVAL DE MANAUS RECEBE 1° LOTE DE EQUIPAMENTO RESPIRATÓRIO EMERGENCIAL



Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente.

ara dar apoio ao combate à COVID-19 em Manaus, na madrugada deste sábado, 16 de janeiro, o Comando do 9° Distrito Naval recebeu no aeroporto internacional Eduardo Gomes, o primeiro lote com 26 equipamentos de suporte respiratório emergencial do tipo Inspire, enviados pelo Centro de Tecnologia da Marinha em São Paulo e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação do Ministério da Defesa.

Os respiradores do primeiro lote já estão armazenados no Centro de Intendência da Marinha em Manaus para posterior distribuição, a fim de apoiar o sistema de saúde do Estado do Amazonas.

O segundo lote, com o quantitativo de 14 respiradores, será enviado na próxima semana, em ação estruturada pelo Ministério da Defesa.


Desde o final de março de 2020, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, vem apoiando tecnicamente o Projeto INSPIRE (Ventiladores de Suporte Respiratório Emergencial e Transitório, tipo "Ambu Automatizado"). O Projeto, que foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Escola Politécnica da USP, em parceria com a Marinha do Brasil, tem como objetivo fornecer uma alternativa barata e acessível aos equipamentos de suporte ventilatórios existentes no mercadoo.

Essa parceria entre as duas Instituições foi um caminho natural, frente aos esforços da USP e da Marinha para o combate dessa pandemia, visto que a Universidade de São Paulo, especificamente a Escola Politécnica da USP, e a Marinha do Brasil já possuem uma parceria na formação de seus oficiais engenheiros, no que se refere aos cursos de pós-graduação e graduação, há mais de 64 anos.

O Inspire pode ser utilizado em locais remotos e em unidades de tratamento intensivo (UTIs), uma vez que é portátil e não depende de ar comprimido.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Marinha

Nenhum comentário