CRIANÇA É BALEADA E MORRE NO RÉVEILLON NO RIO


Mayara se despediu da afilhada, Alice, com um beijo na testa: menina morreu depois de ser baleada no réveillon Foto: Cléber Júnior

A pequena Alice Pamplona da Silva de Souza, de 5 anos, estava no colo da mãe, Franciely Silva, quando foi baleada no pescoço. Era pontualmente meia-noite do dia 1º de janeiro. A tragédia aconteceu durante uma queima de fogos no Morro do Turano, na região do Rio Comprido, na Zona Norte do Rio, onde mora a família. A menina foi levada para o hospital, mas não resistiu. Sua morte foi constatada à 1h10 do primeiro dia do ano.

— Estávamos assistindo à queima de fogos. Ela gostava de ver. Estava a coisa mais linda. Ela estava no colo da mãe, lugar em que você espera ter toda a proteção do mundo. Foi à meia-noite em ponto. Foi quando ela falou: “Ai!” — lembrou Mayara Aparecida de Souza, de 22 anos, prima e também madrinha de Alice que foi quem socorreu a menina.

O corpo de Alice foi sepultado neste sábado, dia 2 de janeiro, no Cemitério no Caju, na Região Portuária do Rio. Cerca de cem pessoas acompanharam a cerimônia. A mãe, no entanto, não viu o enterro da filha. Franciely foi ao local, mas passou mal cerca de 40 minutos depois e foi levada por parentes para um hospital próximo, onde foi atendida e depois liberada, mas não a tempo de voltar ao cemitério.

No réveillon, a família se reuniu na casa de Mayara, vizinha de Franciely. Ambas moram na localidade conhecida como Raia. A madrinha estava filmando os fogos quando Alice foi baleada. No vídeo, é possível ouvir a menina gritando “Ai!” e ver a família se desesperando, correndo, quando a filmagem é interrompida.

— Não ouvi tiros no momento. Só fogos. Não sei como minha tia vai viver. Alice era filha única e a neta mais nova. A família estava triste porque nós perdemos nosso avô em setembro, mas, ao mesmo tempo, estávamos felizes por estarmos todos reunidos. Mas Deus levou minha pequena. Era uma menina alegre — disse Mayara, que é sobrinha de Franciely.

A Polícia Militar afirmou que, no momento em que Alice foi baleada, não havia operação na região e nem houve registro de confronto. Segundo moradores, estava acontecendo um baile funk no Morro do Turano para celebrar a virada do ano. A comunidade tem uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) desde 2010.

Durante a cerimônia, neste sábado, 2, no Caju, parentes e amigos entoaram cânticos religiosos na despedida. No local do sepultamento, o caixão em que estava o corpo de Alice foi aberto, e Mayara lembrou a alegria da menina:

— Não foi descuido, Senhor. Ela morreu nos braços da mãe dela. Era uma criança que adorava dançar.


Extra*

Nenhum comentário