ENFERMEIRA SIMULA TER VACINADO IDOSA CONTRA COVID-19; VEJA VÍDEO



A filha da idosa Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos, acusa uma enfermeira de ter injetado a agulha, mas não aplicado a vacina contra a covid-19 na mãe dela. A mulher gravou o momento em que a profissional aplica a agulha na idosa na manhã de hoje, em Goiânia. Depois que a profissional foi confrontada pela filha, a enfermeira disse que "tinha esquecido" de injetar imunizante e aplicou a vacina pela segunda vez em Floramy.

A Secretaria de Saúde de Goiânia informou ao UOL que a enfermeira foi identificada, afastada das funções e não atuará mais da campanha de vacinação no município. Também foi aberto processo administrativo para apurar o fato.

Luciana Maria Jordão, filha da idosa, disse em que levou a mãe para receber o imunizante no ponto de vacinação da área 1 da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Goiás e desceu do carro no momento em que Floramy receberia a aplicação.

A filha teria dito a enfermeira que iria tirar uma foto do momento da aplicação para mostrar aos netos. No vídeo gravado por Luciana é possível ver que a enfermeira injeta a agulha no braço direito da idosa, mas não aplicou o imunizante.

"Ela simplesmente enfiou uma agulha na minha mãe e tirou. E ficou com a seringa para cima. Eu peguei e falei: 'Mas foi muito rápido'. Quando eu olho para cima, o líquido estava todinho na seringa. Ela não injetou [o imunizante] na minha mãe", contou a mulher ao telejornal local JA 1ª edição, da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo.

Na sequência, Luciana questionou a enfermeira dizendo que ela não havia vacinado a idosa, fato que foi rebatido pela profissional. A filha repetiu a afirmação e a outra mulher teria olhado a seringa na mão e constatado que o líquido ainda estava na agulha.

"[A enfermeira] Pediu desculpas, que ela que tinha esquecido de injetar [o imunizante]. [Então] ela picou e vacinou minha mãe novamente", explicou a filha que se certificou que o imunizante foi realmente injetado na idosa na segunda aplicação. Luciana, segundo o telejornal, não filmou o momento porque ficou nervosa em razão da situação anterior.

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia) informou ao UOL que a enfermeira que não teria aplicado a vacina na idosa foi identificada, afastada das funções e não atuará mais da campanha de vacinação no município.

A pasta ainda declarou que "não houve prejuízo à senhora", que foi vacinada na sequência, e abriu um processo administrativo para "apurar as circunstâncias do fato e tomar as medidas cabíveis".
"A SMS não admite qualquer tipo de irregularidade e esclarece ainda que todo o processo de vacinação em Goiânia segue um rigoroso protocolo sanitário e de logística, que é cumprido à risca em todas as fases pelos profissionais envolvidos", informou a pasta na nota.

Segundo a SMS, somente hoje, 4.303 idosos foram vacinados contra a covid-19 nos sete postos fixos e nos dois drives-thrus da campanha de imunização do município.




Fonte: Uol

Nenhum comentário