GOVERNO DO AMAZONAS CONCLUIU 415 QUILÔMETROS DE SISTEMAS VIÁRIOS, EM MENOS DE DOIS ANOS DE GESTÃO

Foto: Divulgação/Seinfra

Empenhado em melhorar a mobilidade urbana no interior e na capital, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), concluiu, em menos de dois anos de gestão, 415,31 quilômetros de sistemas viários em 30 municípios e está executando outros 249,85 quilômetros em 26 municípios. Ao todo, são 48 municípios contemplados com obras viárias.

Com investimento total de R$ 778.801.520,01, o projeto abrange 67 obras. O valor global da iniciativa corresponde à soma de obras concluídas e das que estão em andamento.

Obras concluídas – Em 2019, foram concluídas obras nos municípios do Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Manaquiri e Parintins.

Já em 2020 foram finalizadas obras em Amaturá, Anamã, Barcelos, Barreirinha, Boca do Acre, Caapiranga, Canutama, Fonte Boa, Guajará, Itapiranga, Juruá, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maraã, Maués, Novo Airão, Pauiní, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Uarini e Urucará. Ao todo, foram 415,31 quilômetros de sistemas viários reconstruídos entre 2019 e 2020.

Dentre os benefícios decorrentes das obras, destacam-se o desenvolvimento socioeconômico desses municípios, a segurança no tráfego dos condutores e a rapidez no fluxo de veículos.

O Governo do Amazonas entende que infraestrutura viária e desenvolvimento econômico caminham juntos. Tendo como premissa o argumento de que obras dessa natureza são indutoras do desenvolvimento social e econômico, principalmente no interior, o Executivo determinou a realização de obras de revitalização dos sistemas viários das sedes dos municípios.

Obras em andamento – Atualmente, 26 municípios, recebem obras de revitalização em sistemas viários. Além de Manaus, a lista tem Anamã, Atalaia do Norte, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Canutama, Eirunepé, Envira, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Japurá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Silves, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Tonantins e Uarini.

O investimento do Governo do Amazonas nessas 32 obras, que contemplam o total de 249,85 quilômetros de vias, é na ordem de R$ 481.121.973,24.

Todas essas intervenções contribuem para a melhoria da qualidade de vida do interior como um todo e não apenas da capital, por meio do desenvolvimento socioeconômico dos municípios, com a melhora da autoestima, orgulho e dignidade dos habitantes pelo direito de ir e vir em segurança nas próprias cidades, além de garantir rapidez no tráfego de veículos.

Nenhum comentário