IMPEACHMENT DE TRUMP COMEÇA NO SENADO AMERICANO


Imagem: internet

O Senado dos Estados Unidos iniciou hoje o julgamento do segundo processo de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump, acusado de incitação à insurreição no caso da invasão ao prédio do Capitólio, sede do Congresso americano, em 6 de janeiro, que deixou cinco mortos.

Um vídeo da rebelião protagonizada por apoiadores de Trump foi reproduzido pelo deputado democrata Jamie Raskin, que classificou as ações do ex-presidente naquele dia como um crime “muito grave”.

“Se isso não é algo passível de impeachment, então não existe nada [que seja]”, defendeu.

transição de poder é sempre o momento mais perigoso para as democracias. Acabamos de ver isso da maneira mais espantosa, nós vivemos isso. E, sabe?, os autores de nossa Constituição sabiam disso. É por isso que eles criaram uma Constituição com um juramento que liga o presidente [ao cargo] desde seu primeiro dia de mandato até o último.

A defesa afirma que o processo é um “ato político” e “inconstitucional” pelo fato de Trump não estar mais na Casa Branca, enquanto a oposição qualifica o republicano como “ameaça à democracia”.

Com 50 votos no Senado, os democratas precisarão atrair o apoio de pelo menos 17 dos 50 republicanos na Casa para alcançar o mínimo necessário de 67 para condenar Trump. Se isso acontecer, o ex-presidente pode perder seus direitos políticos e ficar inelegível para 2024.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário