IR: EMPRESAS E BANCOS DEVEM ENVIAR INFORME DE RENDIMENTOS ATÉ DIA 26

 

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O informe de rendimentos referentes ao ano de 2020 devem ser entregues por empresas, bancos e corretoras de valores até o último dia útil de fevereiro, 26/2, aos funcionários e clientes. Os dados dos documentos são necessários para preencher a declaração de Imposto de Renda de 2021.

As empresas e instituições financeiras podem enviar os informes por e-mail ou disponibilizados para consulta pela internet ou aplicativo. Quem tem conta corrente ou investimentos em mais de um banco ou corretora deve obter os documentos de todas as instituições onde mantém recursos.

Se o informe não for entregue no prazo, o contribuinte deve entrar em contato com o RH da empresa ou o gerente da instituição financeira. Caso não tenha resposta, o problema deve ser comunicado à Receita Federal.

No caso de informações incorretas, o contribuinte deve pedir um novo informe com os dados corrigido antes de entregar a declaração. Se o novo documento não entregue antes do fim do prazo de entrega da declaração, a orientação é preencher o IR com os números incorretos e depois fazer uma declaração retificadora.

Aposentados e pensionistas
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem acessar os informes de rendimentos consultando o extrato pela internet. O acesso é feito pela página do Meu INSS.

É necessário ter senha para acessar o sistema. Outro meio de consulta é o aplicativo Meu INSS, disponível para celulares com sistema Android e iOS.



Metrópoles*

Nenhum comentário