TODOS OS VÍRUS DA COVID NO MUNDO CABERIAM NUMA LATA DE REFRIGERANTE

 

© iStock

Todos os vírus causadores da doença Covid-19 que circulam, neste momento, no mundo poderiam caber facilmente numa única lata de refrigerante. Os cálculos foram feitos por um matemático britânico para expor quanta devastação é causada por partículas de vírus minúsculas.

Recorrendo às taxas globais de novas infeções e estimativas da carga viral, Kit Yates, o especialista matemático da Bath University, percebeu que há cerca de dois quintiliões de partículas de vírus SARS-CoV-2 circulando no mundo.

Sobre os passos que tomou para fazer os cálculos, Kit disse ter usado o diâmetro do SARS-CoV-2 - que mede cerca de 100 nanômetros - e depois calculou o volume do vírus esférico.

Mesmo tendo em conta as proteínas 'espigadas' pelo novo coronavírus e o fato de que as partículas, por serem esféricas, iriam ter espaços entre si ao ficarem juntas, o total é na mesma menos do que uma lata de refrigerante (33cl).

"É surpreendente pensar que todos os problemas, a disrupção, as dificuldades e perda de vidas que ocorreram durante o último ano são causados por algo tão pequeno", disse o matemático em comunicado citado pela Reuters.

Quase 2,36 milhões de pessoas morreram desde o início da pandemia e houve mais de 107 milhões de casos confirmados em todo o mundo, dos quais pelo menos 66 milhões de pessoas já foram consideradas curadas.



Notícias ao Minuto*

Nenhum comentário