VÍDEO: A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DO LIMÃO

Foto: Reprodução

Muita gente torce o nariz para ele só porque é azedinho. Mas não se deixe enganar, o limão é um ótimo aliado da nossa saúde. Pertencente à família Rutaceae, o Citrus limonum, seu nome científico, é de origem asiática, mas é muito cultivado no mundo inteiro. Aliás, hoje o Brasil é o segundo maior produtor de limão do mundo e conseguimos encontrá-lo em feiras e supermercados durante o ano inteiro. Vamos conhecer um pouco de toda a sua versatilidade.

Rico em vitamina C, o limão ajuda a melhorar a nossa imunidade. Não é a toa que quando estamos gripados ou resfriados, um bom chá de limão com mel pode fazer a diferença.

“Também é ótimo para a digestão e ajuda a tratar a prisão de ventre, já que estimula o intestino e elimina toxinas. Ele é eficaz principalmente se consumido com água morna logo pela manhã ainda em jejum”, explica a nutricionista Vanessa Maniezo, das Instituições Afiliadas da SPDM.

Por conter poucas calorias e agir como um desintoxicante do organismo, é uma boa opção para dietas de emagrecimento e um ótimo ingrediente na preparação de sucos detox. “E seu efeito desintoxicante, aliado aos antioxidantes, como as vitaminas C, A e E, também contribuem para deixar a pele bonita”, lembra a nutricionista.


“A vitamina C também ajuda o nosso organismo a absorver melhor o ferro dos alimentos durante as refeições. Suas propriedades diuréticas diminuem o inchaço e a pressão arterial, reduzindo o risco de hipertensão e prevenindo os problemas do coração”, destaca Vanessa.

Também é fonte de potássio, magnésio, cálcio e fósforo. Estudos mostraram que substâncias chamadas limonóides, presentes no limão, ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, como de pele, mama e estômago.

O limão é extremamente versátil, podendo ser usado como tempero, para fazer molhos, sobremesas e sucos. Existem mais de 70 tipos de limão e no Brasil os mais conhecidos são o tahiti, siciliano, galego e cravo, também conhecido como limão rosa.

O óleo de limão também pode ser usado em aromatizadores, para perfumar e purificar o ar, e age ainda como um ansiolítico, melhorando o humor e reduzindo a ansiedade.


SPDM*

Nenhum comentário