Aconteceu!

AMAZONENSE ALCANÇA NOTA MIL EM REDAÇÃO DO ENEM 2020


Gabriela Traven - Foto: Divulgação

Manaus/AM - A amazonense Gabriela Traven, de 17 anos, está entre as 28 pessoas que em todo o Brasil atingiram a nota máxima em Redação (1.000 pontos), no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A jovem é estudante do Colégio Lato Sensu desde o 2º ano do Ensino Fundamental.

“A minha meta era alcançar 960, que era uma nota que geralmente eu tirava nos simulados da escola, e quando descobri o resultado final foi surreal. Lembro que no dia anterior (da divulgação do resultado), conversando com uma amiga, falamos o quanto seria legal se alguém de Manaus tirasse nota 1.000, mas não achava que seria eu e nem pensávamos que fosse alguém daqui”, contou ela, lembrando que foi avisada por sua mãe, Cláudia Regina da Silva Cardoso.

Entre as dicas de Gabriela para quem vai prestar o Enem estão: fazer as provas anteriores, a partir de 2010; ter uma rotina; ter uma agenda organizada e focar bastante em redação. “É importante, também, ler obras literárias e se você não conseguir, procure resumos, análises na internet, acho que foi essencial. Se a prova tiver segunda fase, fazer exercícios abertos, não deixar nada para depois, além de refazer todas as provas sempre, é a melhor estratégia”, finaliza ela.

O tema da Redação foi ‘O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil’ e por morar no Norte, Gabriela acredita que tem um ponto de vista diferenciado do resto do País. Filha de uma médica e de um administrador, a amazonense tem como foco o curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mas que também irá tentar a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Portal do Holanda*

Nenhum comentário