METEORITO ATRAVESSA O CÉU NO LESTE DE CUBA PROVOCANDO FORTE EXPLOSÃO

 

© CC BY 2.0 / John Fowler / Meteoro

Vários fenômenos luminosos e uma forte explosão foram registrados na noite de sexta-feira (19) em províncias do leste de Cuba, o que leva a pensar na possível queda de um meteorito, segundo especialistas.

O sensor de raios do satélite GOES-Leste detectou o flash de um possível meteorito avistado em várias províncias do leste cubano na noite de sexta-feira (19). Às 22h06 no horário local (23h06 no fuso de Brasília), vários fenômenos luminosos foram registrados no céu pela estação sismológica do município de Moa.

Conforme descrito pelas pessoas no local, uma luz avermelhada e branca foi avistada seguida por uma forte explosão. Enrique Arango Arias, chefe do Serviço Sismológico Nacional, confirmou ao portal Cuba Debate que a natureza do fenômeno no céu evidencia a provável queda de um meteorito.

"O fenômeno foi percebido em Moa, Sagua de Tánamo [província de Holguín] e Maisí [Guantánamo]. Em todos esses lugares foi registrado. Pelo que os sensores indicam, não foi uma explosão terrestre, mas como foi um evento com essas características, nosso equipamento registrou a onda de choque", disse o especialista.

​Queda de meteorito causa fenômenos luminosos no céu de Cuba.

O meteorologista cubano, Elier Pila, identificou o lugar da queda do possível meteorito em um post em sua conta na rede social Twitter.


O sensor de raios do satélite GOES-East detecta o flash do possível meteorito que foi avistado em várias províncias do leste. Marcado pela quadrícula verde em uma área totalmente desprovida de nuvens. A cor verde não corresponde à cor do flash.

O especialista detalhou que este sensor de raios, ou mapeador de raios geoestacionário (GLM na sigla em inglês), usa um detector óptico que funciona dia e noite para determinar as descargas elétricas.


Sputnik* 

Nenhum comentário