NEUROCIRURGIÃO EXPLICA O QUE FAZER AO VER UMA PESSOA TENDO ATAQUE EPILÉTICO



Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia é lembrado neste 26 de março

A epilepsia é um transtorno cerebral crônico que afeta de 8 a 10% da população mundial, sendo responsável por 1 a 2% dos atendimentos de emergência, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Este transtorno é provocado por descargas elétricas dessincronizadas do córtex cerebral, camada mais externa no cérebro, e caracterizada por alterações comportamentais súbitas, chamadas crises epilépticas, que se repetem a intervalos de tempo variáveis, podendo se manifestar em qualquer fase da vida.

Para desmistificar e aumentar a consciência global sobre o tema, o dia 26 de março foi instituído o Dia Roxo ou Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. O dia foi criado em 2008 por Cassidy Megan, uma criança de nove anos, com o apoio da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS). A cor roxa foi escolhida em referência à flor de lavanda que é frequentemente associada ao sentimento de solidão. Para Cassidy, a solidão era o sentimento que melhor definia as pessoas que sofrem com a Epilepsia.

O diagnóstico é baseado na história do paciente com a descrição detalhada do evento suspeito. O neurocirurgião do sistema Hapvida, Eduardo Palhares, explica como ocorre o distúrbio. “São ‘disparos’ elétricos proveniente de qualquer área do cérebro que provoca sintomas conforme a origem da área que saiu o disparo. As causas para o distúrbio ocorrem em dois estágios, nas primárias: podendo ser uma tendência genética, ou uma lesão congênita em alguma região do cérebro. A região mais comum é a porção mesial do lobo temporal. E nas secundárias: traumas, AVC, tumores, ou seja, alguma lesão ou insulto ao cérebro”, destaca.

O neurocirurgião ainda explica o que precisa ser feito ao ver uma pessoa tendo um ataque epilético. “Caso presencie uma pessoa tendo uma crise generalizada, você precisa primeiramente: virar se possível a pessoa de lado, proteger a cabeça e não tentar levantar. Nunca abrir a boca com algum material porque pode quebrar os dentes. Nunca tente puxar a língua pois a mordida é forte suficiente para cortar os dedos, já vi isso acontecer. E para complementar reitero que é falso essa história da pessoa engolir a língua”.

O transtorno pode se manifestar em qualquer fase da vida, no entanto, é possível levar uma vida normal mesmo com o diagnóstico de epilepsia, desde que o paciente siga o tratamento adequado e respeite as orientações médicas que visam diminuir os fatores desencadeantes de crises.

O tratamento recomendado sempre é o medicamentoso, considerando a frequência em que as crises acontecem, o tipo e os fatores de risco. Atualmente, há novos medicamentos antiepiléticos no Brasil, mas é importante ver a individualidade de cada paciente. Em alguns casos pode ser tratada com cirurgia.

Além disso, o diagnosticado deve associar o tratamento a hábitos saudáveis, como dormir bem, alimentação saudável e nos horários corretos, evitando jejum prolongado e o manejo precoce de infecções.

Saiba o que fazer ao presenciar uma crise:

Afaste os objetos que possam ferir a pessoa;

Proteja a cabeça para evitar trauma;

Afrouxe as roupas para a pessoa respirar melhor;

Posicione a pessoa de lado para liberar via aérea;

Não ofereça água;

Não coloque objetos na boca e nem tente puxar a língua, isso pode machucar, a crise é autolimitada;

Se a crise durar mais de cinco minutos ou for repetida sem recuperação da consciência entre as crises, procure atendimento médico de emergência.

Felizmente, as convulsões podem ser superadas por 70 a 80% dos pacientes diagnosticados como epilepsia. O curso da doença depende da causa e tipo de crise.


Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 6,6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade.

Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 38 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 198 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Nenhum comentário