GOVERNADOR WILSON LIMA ENTREGA KITS PARA FOMENTO DA PESCA EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA

Foto: Herick Pereira/Secom

Estado também concedeu Crédito Emergencial, entregou kits da agricultura familiar e um caminhão-baú

Em visita a São Gabriel da Cachoeira (a 850 quilômetros de Manaus), neste sábado (24/04), o governador Wilson Lima realizou a entrega de kits de equipamentos de apoio a pescadores ornamentais e pescadores artesanais, como parte do programa de apoio ao setor pesqueiro, executado por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas (Sepror).

Ainda no município, Wilson Lima também fez a entrega de Cartões do Produtor Primário (CPPs), de kits da agricultura familiar e um caminhão-baú, além do repasse de fomento do Crédito Emergencial, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

“Nosso governo incentiva o setor pesqueiro. Essa prática tem uma importância significativa para a atividade econômica do nosso estado e todo mundo sabe do potencial que o Amazonas tem para a pesca”, disse o governador.

Além da Sepror e da Afeam, as ações realizadas em São Gabriel da Cachoeira também têm o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Kits de pesca – Para apoiar a atividade dos pescadores locais, foram entregues 30 kits de pesca ornamental compostos, cada um, por 20 itens: 10 caixas plásticas brancas de 40 litros cada (chamadas caçapas); duas lanternas de LED (uma de cabeça e uma de mão); uma bateria de 60 Amp; uma tela de nylon de 1m x 0,50m (denominada rapiché); um facão de 16 polegadas; uma faca tipo peixeira de aço inox; uma lona de 3m x 4m; um chapéu de palha de aba larga; um par de botas sete léguas; e um par de luvas de pano tricotadas.

Também foram entregues 50 kits de pesca artesanal. Cada kit é composto de 10 caixas plásticas brancas tipo caçapa de 40 litros; uma lanterna de cabeça 12 LEDs; uma lanterna 1500 velas holofote tocha cilibrim foco de mão 12V; um facão de 54 cm; chapéu de palha trançada com aba e uma garrafa térmica de 1,8 litros.

A presidente da Colônia de Pescadores de São Gabriel da Cachoeira, a pescadora Rosangela Mendes, comemorou o apoio recebido. “Em primeiro lugar eu quero agradecer ao governador Wilson Lima, é uma ajuda muito, muito importante. A maioria precisa muito do que veio – isopor, caçapa, terçado. O kit completo vai ajudar bastante nossos pescadores, que estão precisando”, disse.

Cartão do Produtor Primário – No município situado no Alto Rio Negro, o Idam fez a entrega de 100 Cartões do Produtor Primário (CPPs) a produtores das comunidades Tapajós, Ilha de Camanaus, Mercês, Curiruriari, São Jorge e BR-307, do Assentamento Agrícola Teotônio Ferreira, e dos Distritos de Iauaretê, Pari Cachoeira e Cucui.

Entre as vantagens do CPP, estão a isenção do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos para o uso na produção de atividades agropecuárias, pesqueiras e florestais no Amazonas; dispensa a cobrança de ICMS antecipado nas aquisições em outros estados, além do desconto na energia elétrica.

Crédito Emergencial – O Governo do Amazonas, por meio do Crédito Emergencial da Afeam, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizou ação do Crédito Emergencial para seis feirantes do município de São Gabriel da Cachoeira, totalizando R$ 33,6 mil.

Com o sonho de abrir o próprio negócio, a auxiliar de cozinha Anazilda Marinho destaca a importância do crédito para a população. “Primeiro eu agradeço muito a Deus por ter vindo vocês ajudar os pobres, principalmente o governador que ajuda bastante, os pobres principalmente. Aqui no nosso município, muitos de nós não temos dinheiro, necessitamos muito desse dinheiro. Então eu digo muito obrigado a ele”, comemorou.

Até o momento, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 106 mil no município de São Gabriel da Cachoeira, por meio do Crédito Emergencial. Foram 15 operações de crédito voltadas às atividades produtivas do município.

Agricultura Familiar – Foram entregues kits da Agricultura Familiar, compostos de diferentes tipos de sementes de hortaliças, frutas e grãos, adquiridos por meio da Sepror.

Também foi realizada a entrega de um caminhão-baú ao escritório do Idam em São Gabriel da Cachoeira que irá apoiar no escoamento da produção. O veículo foi adquirido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), resultado da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, por meio da Sepror.

Até o momento, 11 caminhões já foram entregues aos municípios de Novo Airão, Rio Preto da Eva, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Iranduba, Itapiranga, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã, Nova Olinda do Norte e Pauini.

Nenhum comentário