SEMINÁRIO VIRTUAL DA FVS-AM SOBRE ENFRENTAMENTO À MALÁRIA REÚNE MAIS DE 300 PARTICIPANTES

Foto: Catarina Sampaio / FVS-AM

O V Seminário Estadual alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Malária reuniu mais de 300 participantes durante transmissão virtual, nesta sexta-feira (23/04). O evento teve como tema o enfrentamento à malária durante a pandemia de Covid-19. A gravação da live está disponível no canal de vídeos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), disponível em: https://bit.ly/3gEY2nT

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, destacou que o evento é a oportunidade de discutir, mesmo à distância, estratégias de enfrentamento à malária, dando uma resposta à sociedade sobre o controle desse agravo. “O Amazonas corresponde a quase 40% dos casos de malária no país. O evento contribui para avançarmos no controle da malária que é endêmica em nossa região”, afirmou.

A coordenadora do Programa Estadual de Malária da FVS-AM, Myrna Barata, destacou que a iniciativa reconhece o esforço para controle da doença. “O evento reforça o compromisso de combate à malária e é uma forma de reunir com especialistas em malária e os profissionais que atuam nos 62 municípios do estado no combate à doença”, destacou.

O evento contou com a participação de membros do enfrentamento da malária da FVS-AM, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), além de pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Durante o evento, foi realizada homenagem póstuma à diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, e todos os profissionais de saúde que atuaram no combate à malária e que perderam suas vidas para a Covid-19. A homenagem foi conduzida pelo o infectologista, Bernardino Albuquerque, um dos idealizadores da FVS-AM, que tem como missão a promoção a saúde pública no Amazonas.

Compromisso – A erradicação da malária até 2030 é uma das metas da agenda de ação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que faz parte do plano de ação da Organização das Nações Unidas fixado em 2015.

Dados - O Amazonas apresenta redução de 23,82% no número de casos de malária, na comparação entre o primeiro trimestre de 2021 e o de 2020. Dados gerenciados pela FVS-AM apontam para registro de 10.014 casos, de janeiro a março de 2021, e 13.145 no mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário