GOVERNADOR WILSON LIMA DIZ QUE MANAUS DEVE TER NOVO MUTIRÃO DE VACINAÇÃO EM 15 DIAS

 

Governador do Amazonas, Wilson Lima, faz balanço do mutirão de vacinação — Foto: Divulgação

O governador Wilson Lima disse, nesta segunda-feira (14), que Manaus deve ter um novo mutirão de vacinação daqui a 15 dias. A declaração foi dada em uma coletiva de imprensa na qual ele e o prefeito da capital, David Almeida, avaliaram a ação do fim de semana.

Desde às 9h de sábado (12), 57 pontos de vacinação foram abertos em toda Manaus para imunizar as pessoas de até 40 anos. A Arena da Amazônia, o Centro Cultural Vasco Vasques e o Sambódromo funcionaram por 32 horas seguidas. Segundo o Governo, foram 141 mil pessoas vacinadas, sendo 62 mil no sábado e 79 mil no domingo (13).

"Tínhamos recebido um quantitativo significativo de doses para que a gente pudesse fazer a imunização. Hoje chegamos aqui na certeza de que demos um passo muito importante, muito significativo", disse o governador Wilson Lima, que completou:

"Daqui a 15 dias vamos fazer uma nova ação dessas".

Por causa do mutirão no fim de semana, não houve aplicação de doses de vacina nesta segunda-feira (14).

O governador também ressaltou que o estado deve receber 44 mil novas doses de imunizante na quarta-feira (16) e que todas devem ser encaminhadas para Manaus, para que a cidade consiga alcançar novos públicos na imunização contra o coronavírus.

Mas a secretaria de saúde do município, Shádia Fraxe, foi mais cautelosa. Ela acredita que ainda não é possível dizer se a vacinação na capital vai avançar para as próximas faixas etárias nos próximos dias.

"Não tenho como dizer que vamos começar daqui a 15 dias para o grupo de 30 anos em diante. Paralelamente, temos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e precisamos cumprir essas metas. Mas Manaus cumpriu quase 100% de todas essas metas e por isso pudemos antecipar o grupo dos 40 anos".

Questionada se o próximo público será o de 30 anos em diante, Shádia também disse que é preciso fazer um novo planejamento estratégico, a partir do quantitativo de doses recebidas pela Prefeitura.

"Conforme a idade vai decrescendo, o público tende a ser maior. Dependemos da quantidade de doses, vamos ter uma conversa técnica com o Governo sobre repasse, mas não posso dizer que vai ser de 30 anos para cima, vamos colocar aí de 35 anos", explicou.

Por fim, o governador também reforçou que espera vacinar toda a população do Amazonas acima dos 18 anos até agosto:

"Se o cronograma do Ministério da Saúde for mantido, até o final de agosto toda população acima dos 18 anos estará vacinada", finalizou.



Fonte: G1 Amazonas

Nenhum comentário