JOANA DARC SOLICITA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 A PAIS E CURADORES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

Foto: Reprodução

Manaus inicia mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19 e amplia a aplicação do imunizante para pais e cuidadores de Pessoas com Deficiência Permanente (PCDs). A solicitação foi feita pela deputada estadual Joana Darc (PL) aos poderes executivos municipal e estadual, por meio dos ofícios Nº164 e 165/2021, que pedem a imunização de tutores e curadores de PCDs.

A deputada, que é conhecida por seu trabalho em prol dos animais, tem se destacado no parlamento por sua atuação em defesa das pessoas com deficiência. Mãe do pequeno Joaquim, uma criança com Síndrome de Down, a parlamentar faz uso da sua voz e do espaço que ocupa para possibilitar avanços de outras crianças com Down. “Quando descobri o diagnóstico da T21 (Trissomia do Cromossomo 21) do Joaquim, prometi a ele, ainda na barriga, que não só seria a melhor mãe do mundo para ele, como usaria de toda minha força para ajudar outras crianças iguais a ele”, apontou a parlamentar. 

Joana Darc foi a primeira legisladora amazonense a defender a inclusão dos PCDs na lista de grupos prioritários da vacinação contra à covid-19 e após essa conquista, encabeça o movimento de vacinação de pais de PCDs. Para a deputada este grupo deve ser olhado com tanta atenção quanto às Pessoas com Deficiência. “Muitas mulheres são abandonadas pelos maridos ao descobrirem o diagnóstico dos filhos, cuidando sozinha deles. Abrem mão do trabalho e do seu próprio sustento para dedicação exclusiva a essas crianças. Se uma mulher dessas é acometida com a covid, não vai conseguir cuidar do filho. Essas mães não podem ficar doentes. As pessoas com deficiência só tem a elas e dependem exclusivamente deste cuidado”, declarou Darc.

A vacinação deste grupo está garantida no Estatuto da Pessoa com Deficiência que atribui ao Estado o dever de priorizar pessoas com deficiência na efetivação dos direitos à vida e à saúde. O local de vacinação destinado a este grupo é o Centro de Convivência da Família na Cidade Nova. Para ter acesso à prioridade na vacinação, os pais deverão apresentar certidão de nascimento do filho com laudo médico carimbado e assinado por profissional de saúde. Os tutores deverão apresentar decisão de concessão de tutela ou sentença com laudo médico devidamente carimbado e assinado.

Outra bandeira levantada pela parlamentar é a vacinação de lactantes como forma de proteção às mães e aos bebês por meio da imunização cruzada: numa estratégia “dois em um”. Joana Darc solicitou ao Governo do Estado e à Prefeitura de Manaus os ofícios Nº 88 e Nº 89/2021, além de ajuizar uma ação na Justiça Federal para pleitear essa vacinação e a entrada das lactantes no grupo prioritário. 

Nenhum comentário