MILÉSIMO PACIENTE É ATENDIDO PELO PROGRAMA DE TELESSAÚDE NO INTERIOR

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM e Divulgação/HAE


O município de Tonantins atendeu, na sexta-feira (04/06), o milésimo paciente por meio de Telessaúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Presente em 20 municípios do Amazonas, incluindo a capital, o programa oferece consultas em sete especialidades, possibilitando a ampliação da cobertura da saúde e o acesso às consultas específicas nos seus municípios de origem.

O diretor do Hospital Frei Francisco, de Tonantins, Manuel Costa Filho, conta que o milésimo paciente foi atendido na especialidade de neuropediatria infantil e destaca o trabalho em conjunto do médico do município e do Hospital Albert Einstein (HAE). “As informações fornecidas pelo paciente durante o exame clínico feito a distância, combinadas com outras fontes, fundamentam o diagnóstico e a recomendação de tratamento”, disse.

O secretário executivo de Assistência ao Interior (Seai) da SES-AM, Cássio Roberto do Espírito Santo, falou sobre a importância do programa. “No interior do Amazonas, temos dificuldade de fixar profissionais, principalmente, especialistas, que é uma demanda no estado, mas, com as teleconsultas, os pacientes podem resolver seu problema no seu próprio território”, afirmou.

O diretor do hospital também ressalta que é uma vitória oferecer o atendimento especializado no próprio município. “Esta é mais uma conquista, uma nova ferramenta tecnológica para consultas médicas especializadas em nosso município de Tonantins. Dessa forma evitamos gastos, tanto para o município, e, principalmente, para o paciente e seus familiares, que evitam o deslocamento até os grandes centros. Cuidado permanente sendo realizado ‘em casa’, isso é uma conquista”, comemorou.

Outros municípios como Lábrea, Barcelos e Envira, também tiveram uma boa taxa de adesão ao programa, com mais de 523 atendimentos somados, e realizaram consultas nas áreas de cardiologia, psiquiatria, reumatologia, endocrinologia, entre outras especialidades.

Sobre o Programa - Lançado em novembro de 2020, faz parte do Programa Saúde Amazonas e visa melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica do SUS por meio da ampliação da capacitação das equipes de saúde da família pela tecnologia.

Os atendimentos especializados são realizados por meio de teleconsultas com médicos do Hospital Israelita Albert Einstein e fazem parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde (MS).

As teleconsultas são mediadas por um médico da unidade hospitalar do município. No intervalo entre as consultas, os pacientes recebem atendimento complementar pelo profissional. Após as consultas, que são pré-agendadas pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), os pacientes recebem o encaminhamento para exames, medicação prescrita e o agendamento do retorno, assegurando a continuidade do tratamento.

Ampliação – Com parceria do Programa Amazônia Conectada, implantado pelo Exército em parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), que leva infraestrutura de fibra ótica por cabos subaquáticos nos leitos dos rios da Amazônia, os atendimentos do Telessaúde cresceram 4.720% no ano de 2021.

O secretário executivo adjunto de Tecnologia da Informação, Francisco Arce Junior, comentou sobre os projetos para expansão da rede e melhoria da assistência nos municípios.

“Alguns municípios possuem dificuldades de acesso até mesmo para realizar o atendimento. Por isso, além da expansão por fibra ótica, estamos formalizando uma parceria a fim de fortalecer essa componente estratégia da saúde digital para que possamos trabalhar futuramente com os Núcleos de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas, localizados nos 62 municípios do estado, e cinco comunidades indígenas, com muito empenho superando todos os desafios diários.  Pretendemos, ainda neste ano, prover mais serviços junto aos municípios levando o acesso, a equidade, qualidade e redução de custo”, explicou.

Nenhum comentário